Topo

Ciro volta a criticar Lula: 'Não tem coragem de olhar no meu olho'

Lula e Ciro, pré-candidatos à Presidência da República - Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Kleyton Amorim/UOL
Lula e Ciro, pré-candidatos à Presidência da República Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em SP

31/05/2022 15h13

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, voltou a criticar, hoje, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além de afirmar que o modelo econômico proposto pelo PT é o mesmo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do atual mandatário, o pedetista disse que teria visto Lula se corrompendo e que o petista não tinha coragem de olhá-lo nos olhos.

Ciro já havia feito críticas similares em uma sabatina promovida pelo "Correio Braziliense", em que comparou Lula a Bolsonaro e citou "gabinete do ódio", "comportamento fascista", "roubalheira" e "corrupção". Apesar disso, disse que o ex-presidente era um democrata e o atual presidente, não.

Ainda na sabatina, ele rechaçou a ideia de uma possível desistência de candidatura: "Não há força humana capaz de abalar a disciplinada missão que tenho de dar ao povo uma alternativa."

O assunto estaria sendo ventilado por integrantes do PT, que acreditam em uma vitória de Lula no primeiro turno em caso de desistência de Ciro. Até mesmo integrantes do PDT já levantaram essa possibilidade. O presidente do partido, Carlos Lupi, por exemplo, disse que não puniria candidatos que dividam palanque e apoiem Lula.

Na postagem, Ciro disse ter ajudado Lula a vida inteira, mas que agora os amigos dele seriam Geddel Vieira Lima e Eunício Oliveira.

Terceiro colocado nas pesquisas eleitorais, Ciro Gomes disse ainda que o Brasil teria problemas muito urgentes, como a desindustrialização, perda do poder de compra do salário mínimo e a Previdência, mas que Bolsonaro só denunciava o comunismo e Lula, o fascismo. " Tenha santa paciência", disse.

Buscando atrair o público que rejeita tanto Lula quanto Bolsonaro, Ciro aposta em críticas frequentes aos adversários. Apesar de os ataques a Lula causarem maior repercussão, como no caso do debate com o humorista Gregório Duvivier, numericamente, os embates com o atual mandatário são maiores: segundo um levantamento realizado pela consultoria Bites, foram 339 postagens contra Bolsonaro e 119 contra o petista e ex-aliado.