Topo

PR: Pré-candidato tucano promete proteger afetados por alta de combustíveis

Henrique Sales Barros e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/05/2022 11h13Atualizada em 30/05/2022 11h59

Cesar Silvestri Filho (PSDB), pré-candidato ao governo do Paraná, disse que, se eleito, proporá "medidas pontuais que visam a preservação das categorias que são mais sensíveis às mudanças de preço" dos combustíveis.

Entre as categorias citadas, estão os transportadores de carga, taxistas, motoristas de aplicativos e entregadores. "São categorias que podem ser protegidas principalmente se a gente usar a legislação que já temos, que é a do Nota Paraná", afirmou ao UOL/Folha de S.Paulo.

Segundo ele, o Nota Paraná, com o qual o governo estadual recolhe dinheiro de imposto a partir do CPF informado na hora da compra, pode ser utilizado para dar cashback (reembolso) a esses trabalhadores, aliviando o custo econômico da alta dos combustíveis para tais categorias profissionais.

Silvestri Filho também apoiou as manifestações dos servidores públicos e disse que o atual governador, Ratinho Jr. (PSD), errou ao considerar que eles são "adversários políticos".

"O governador Ratinho propôs uma reposição de 3% de inflação ao salário dos servidores públicos do estado, frente a uma defasagem de 30%. Hoje, ele enfrenta uma situação de falta de governabilidade e não vejo como preservar isso por mais quatro anos."

Ao responder sobre segurança pública, ele afirmou que "há um enfraquecimento muito grande das instituições" e acrescentou: "Não esperem de mim um discurso simplista, de condenar o trabalho da polícia".

"Estamos com o menor efetivo de polícia da história. Não foi contratado um único policial desde que o governo Ratinho foi iniciado. Estamos com o menor número de delegados por ambiente do Brasil. Todo esse ambiente esgarça muito essa relação."

"O sistema de segurança política deve ser visto como sistema, fazendo os investimentos adequados, acompanhamento psicológico eficiente, armamento para fazer os enfrentamentos e atuar na legalidade", afirmou.

Foi contra a colocação de câmeras nas fardas policiais. "Muito antes de impor a discussão das câmeras aqui no Paraná, eu pretendo equipar, preparar e condicionar as polícias adequadamente, e aí é evidente que, tendo as condições adequadas de trabalho e enfrentamento, vamos sempre buscar as câmeras ou qualquer outra alternativa que leve legalidade para as forças de segurança, estabilidade e tranquilidade, mas não de uma maneira imposta, em que parece que as câmeras solucionam todos os problemas. Eu confio no trabalho da polícia no Paraná."

Foi favorável ao projeto de "homeschooling", em que os pais educam as crianças em casa, mas "vai ser a exceção da exceção", e das escolas cívico-militares.

"As escolas cívico-militares podem ser uma boa solução para algumas escolas pontuais, onde a disciplina é o problema efetivo no processo educacional, mas eu não vejo que isso seja solução para educação. O que faz a escola ser atrativa é a busca pelo conhecimento, o despertar da criatividade. Criar na escola o ambiente que promove o debate".

A sabatina foi conduzida pelos colunistas Kennedy Alencar e Alberto Bombig, do UOL, e pela repórter Ana Luiza Albuquerque, da Folha de S. Paulo.

Calendário das sabatinas no Paraná

  • 02/06 - 10h - Ratinho Jr (PSD)
  • 03/06 - 10h - Roberto Requião (PT)

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.