Topo

Auditoria das urnas é prevista em lei, diz Roma sobre falas de Bolsonaro

Henrique Sales Barros e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2022 11h26Atualizada em 23/05/2022 11h37

João Roma (PL), pré-candidato ao governo da Bahia, defendeu as suspeitas levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação às urnas eletrônicas e criticou o que chamou de "ativismo" da Justiça Eleitoral brasileira.

"Acho que é fundamental para todos nós a defesa da nossa democracia, aperfeiçoar o processo e dar ao cidadão os esclarecimentos necessários. Ele está entregando o seu futuro na urna eletrônica", disse Roma, em sabatina promovida pelo UOL e a Folha de S.Paulo.

"É necessário que o Judiciário seja um exemplo, e não reativo a algumas questões apresentadas sobre as urnas eletrônicas", acrescentou. "Não podemos ficar acreditando em tudo o que se coloca", pontuou.

A sabatina com João Roma, deputado federal e ex-ministro da Cidadania do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi a primeira da série do UOL e da Folha com pré-candidatos ao governo da Bahia.

Se houver segundo turno, as sabatinas serão realizadas na semana de 17 a 21 de outubro. As datas foram decididas em reunião com as campanhas, na qual foram aceitas as regras das sabatinas.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 18, ACM Neto (União), ex-prefeito de Salvador, está na liderança de intenção de votos para o governo da Bahia. Com 67%, ele venceria no primeiro turno caso as eleições fossem hoje.

Os demais candidatos somam 12% das intenções de voto. O ex-secretário de Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) tem 6%; o ex-ministro da Cidadania João Roma, 5%; e o professor Kleber Rosa (PSOL), 1%.

Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente. O professor Giovani Damico (PCB) não pontuou. Brancos, nulos e aqueles que disseram que não pretendem votar somam 12%. Indecisos são 8%.

Calendário das sabatinas na Bahia

  • 25/05 - 10h - ACM Neto (DEM)
  • 26/05 - 10h - Kleber Rosa (PSOL)
  • 27/05 - 10h - Jerônimo Rodrigues (PT)