Topo

Kalil, sobre Lula: 'Somos parecidos, mas não sou um clone dele'

Imagem mostra o pré-candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil - Amira Hissa / PBH
Imagem mostra o pré-candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil Imagem: Amira Hissa / PBH

Do UOL, em São Paulo

20/05/2022 08h48

Após anunciar a aliança política com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD-MG) disse em entrevista à revista "Veja" ser parecido com o petista, "mas não um clone dele".

Eu e o camarada Lula temos boa relação justamente porque somos parecidos no jeito de conversar, de nos expressar. Mas acho importante deixar claro: não sou um clone dele. Kalil, em entrevista à revista "Veja"

Questionado sobre as diferenças entre um e outro, Kalil especificou. "Gosto de parceria público-privada, de parque privatizado, e considero que a reforma trabalhista tem de ser estudada. Não é só meter a caneta e descartá-la, como Lula tem defendido."

Kalil reuniu-se com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas, e com o deputado estadual Agostinho Patrus (PSD-MG), que desistiu ontem de ser o vice de Kalil na chapa, conforme apuração da reportagem do UOL.

Os termos do acordo ainda não foram divulgados. A reunião, feita em Belo Horizonte, durou a tarde toda. O palanque ainda não havia sido oficializado por causa de entraves envolvendo a disputa pelo Senado no estado — Reginaldo e Alexandre Silveira (PSD) são os pré-candidatos de cada partido a uma vaga na Casa.

"Ainda há questões a ser resolvidas e tudo indica que serão. Nosso partido não é um partidinho em Minas. Tem o prefeito de Belo Horizonte, senador, presidente da Assembleia Legislativa, e precisa ser respeitado. A situação está entregue às presidências dos dois partidos. Agora, do ponto de vista pessoal, conversar com o presidente Lula é um prazer. Ele é um tremendo bom papo, agradável, carismático. Inclusive, quando o Atlético foi campeão brasileiro no ano passado, ele foi um dos primeiros a ligar me cumprimentando pelo título", afirmou Kalil.

Sobre o seu principal adversário, o atual governador Romeu Zema (Novo-MG), que tenta a reeleição ao governo de Minas, Kalil disse que o rival e o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou metáforas e disse que um "sugou tudo o que podia da beleza da mulher".

Não, mas não sou eu que associo os dois. Bolsonaro já deu entrevista declarando inclusive que eles são marido e mulher. Mandou não usar máscara e o Zema tirou a dele. O governador também endossou o discurso de que a cloroquina era a solução para a pandemia. Ele é aquele tipo de sujeito que sugou tudo o que podia da beleza da mulher. Agora que ela está feinha, vai chutar? Não pode. Kalil, sobre aliança entre Zema e Bolsonaro

Zema foi 'acarinhado e acariciado' por Bolsonaro

Durante sabatina promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo, Kalil já havia relembrado que o atual governador se posicionou, a exemplo do presidente, a favor de tratamentos ineficazes contra a covid-19.

"Quem entende de Bolsonaro é o Romeu Zema", disse Kalil, acrescentando ainda que o governador mineiro foi "acarinhado e acariciado" pelo chefe do Executivo.