Topo

Corrêa quer parar projeto na Serra do Curral e fazer povo ganhar dinheiro

Henrique Sales Barros e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2022 11h17Atualizada em 12/05/2022 18h56

O pré-candidato ao governo de Minas Gerais Miguel Corrêa (PDT) prometeu suspender a licença de mineração na Serra do Curral e recuperar as estradas do estado, segundo declarou durante a sabatina UOL/Folha realizada hoje.

Em abril, o atual governo de Minas liberou a mineração na região, mas o projeto foi questionado na Justiça.

Corrêa se disse "radicalmente contrário" e fez críticas ao governador Romeu Zema (Novo).

"Imagina que a Serra do Curral é um quadro que emoldura Belo Horizonte. Não podemos permitir" esse projeto.

"O que o governo Zema faz, de não observar um pouquinho do que aconteceu e não criar um novo modelo, ele é quem está assumindo essa conta que coloca em risco muitos mineiros", disse, se referindo a tragédias já ocorridas no estado por conta da mineração, como as mortes em Brumadinho e Mariana.

Ele, contudo, não se posicionou contra a mineração: "É uma das principais fontes da economia do estado e, naturalmente, o estado tem que atuar tanto para criar regulações mais sólidas quanto acompanhar".

Programa para ganhar dinheiro

O pedetista também prometeu criar um programa que leve conhecimento universitário na área de negócios e marketing para os pequenos empreendedores do estado, movimentando a economia mineira.

"A marca que quero criar é: o governo do estado atuar para que as pessoas tenham condição de trabalho, sejam empregadas e ganhem dinheiro."

Segundo Corrêa, a ideia é "diminuir o custo do pequeno empreendedor, seja um dono de salão de beleza, de bar ou de restaurante", fazendo com que jovens encontrem emprego em Minas, não precisando sair do estado para buscar melhores oportunidades.

"Vamos atuar na formação dessas pessoas, levando profissionais de universidades para fazer planos de negócio e de marketing e, por consequência, gerar mais emprego e mais arrecadação [de impostos]", acrescentou.

Durante a sabatina, ele defendeu parcerias com a iniciativa privada, questionou a venda de estatais que dão muito lucro e criticou as isenções fiscais dadas por Zema a empresários.

"Muitas vezes defender o estado significa ser parceiro da iniciativa privada e buscar as melhores soluções. As pessoas ficaram amarradas na pauta do dia a dia dos problemas conjunturais do estado e você não tem mais um governador que lidera, que propõe pautas novas", afirmou.

"Não é a empresa que dá mais lucro que você vai privatizar. Tome como exemplo o caso bem-sucedido dos aeroportos."

Miguel Corrêa também fez críticas às estradas do estado e a forma em como o atual governador, Romeu Zema (Novo), utiliza recursos públicos: "O Zema não tem rodado de carro nas cidades mineiras. É um absurdo a situação das estradas".

Questionado sobre a segurança pública, o pré-candidato disse que "linha-dura deve se ter, mas dentro do que é a estratégia de segurança".

"Você pode ter processos mais rigorosos, pode ter linha-dura fazendo com que todos cheguem ao julgamento. É isso que vou fazer sendo linha-dura", mas ressaltou: "No trato com a população, como você identifica em um primeiro momento se aquele é um marginal ou um cidadão de bem? Por isso, deve-se ter muito cuidado".

Sabatinas UOL/Folha

O atual governador, Romeu Zema (Novo), declinou do convite. Segundo a assessoria de imprensa do pré-candidato à reeleição, procurada diversas vezes para que ele participasse, a avaliação feita é de que "não é momento para participar" de sabatinas.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em março, Zema está à frente na corrida eleitoral em Minas, com 34% de intenções de voto. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), fica em segundo lugar, com 21%.

Em seguida, quatro candidatos ficam em empate técnico, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos: André Janones (Avante), com 7%; Cleitinho Azevedo (Cidadania), com 6%; Carlos Viana (MDB), com 5%; e Vittorio Medioli (PSD), com 2%.

Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) têm 1% cada um. Os dois candidatos empatam tecnicamente com Cleitinho Azevedo, Carlos Viana e Vittorio Medioli, mas não alcançam André Janones. Lorene Figueiredo e Marcus Pestana (PSDB) não aparecem no questionário.

Calendário das sabatinas em MG

  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h