Topo

Kalil foca críticas em Zema, pede aliança formal com Lula e elogia Ciro

Henrique Sales Barros e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2022 10h27Atualizada em 11/05/2022 12h46

Pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSD, Alexandre Kalil criticou o atual governador Romeu Zema (Novo), pediu, durante sabatina UOL/Folha, uma aliança formal com o Lula (PT) e elogiou Ciro Gomes (PDT).

O ex-prefeito disse que Zema sabotou Belo Horizonte e o comparou com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Quem entende de Bolsonaro é Romeu Zema. Que se pronunciou a favor da cloroquina [remédio ineficaz contra a covid], que acha que cesta básica é crime, que tem que morrer de fome mesmo", enumerou.

"Eu tenho uma visão humana, como o presidente Lula", prosseguiu, chamando o ex-presidente de "grande líder" e dizendo que o atual governador e pré-candidato à reeleição no estado, Romeu Zema (Novo), foi "abraçado e acarinhado" pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Líder nas pesquisas, Zema caminha para uma reeleição em Minas Gerais. Segundo pesquisas divulgadas pelo Instituto Datatempo, Kalil tem 29%, e Zema, 57%.

"O governador está montado no avião há dois anos, fazendo campanha sozinho, eu estava cuidando da população que me elegeu [prefeito de BH]. Ele dá entrevista o dia inteiro para quem tem pergunta que ele gosta de responder", afirmou.

Aliança com o PT

Durante a sabatina, Alexandre Kalil declarou voto a Lula, deixou clara a intenção em se aproximar dele e negou a história de que ele teria dado "um bolo" no ex-presidente.

"Pelo tamanho do presidente Lula, ninguém dá bolo nele. Quem dá bolo é malcriado, não cumpre o dever e não vai ao encontro que marcou. Como não houve nada marcado, então não houve bolo", e acrescentou: ''O que o candidato Alexandre Kalil quer é uma aliança formal com o presidente Lula".

"O que não quero é ir sem mão dada, sem aliança [com o Lula], porque isso tecnicamente prejudica uma campanha. Há um esforço muito grande da oposição de tentar minar essa aliança", acrescentou.

Ele disse que os presidentes dos dois partidos, Gilberto Kassab e Gleisi Hoffmann, têm conversado sobre esse apoio, atravancado pela vaga na disputa pelo Senado. Kalil já declarou apoio à pré-candidatura do senador Alexandre Silveira.

"O que combinamos foi simples: eu apoio o senador Alexandre e o senador Alexandre apoia o governador Kalil. Não posso fazer um voo solo e nem Lula um voo solo. O Lula tá conversando com o partido dele e eu com o meu. Não podemos desprezar nem o PT, nem o PSD", afirmou.

Considero o presidente Lula mais perto do que eu penso do que o atual presidente da República."
Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de MG

Elogio a Ciro Gomes

O pré-candidato também aproveitou para fazer elogios a Ciro Gomes e afirmou que, em relação ao apoio à candidatura no estado, "ninguém está descartando ninguém".

"Eu tenho um apreço pessoal por ele, e ele por mim. O Ciro entra também nesse jeito de pensar. De que ajudar quem está passando fome não é crime."

Em relação à possibilidade de o PSD apoiar Jair Bolsonaro nas eleições, Kalil garantiu: "Pode descartar completamente".

"Estamos discutindo aliança de cá, aliança de lá. O que temos que apresentar para a população é que é um governo humano, que tem piedade e compaixão, que tem empatia. Não é um governo de empresários."

A sabatina ficou a cargo da apresentadora Fabíola Cidral, do colunista do UOL Alberto Bombig e pela jornalista Carolina Linhares, da Folha de S. Paulo.

Sabatinas UOL/Folha

A entrevista acontece ao vivo e tem transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes do UOL e da Folha de S.Paulo. Fabíola Cidral é quem apresenta a sabatina, enquanto Alberto Bombig, colunista do UOL, e Carolina Linhares, repórter da Folha, são os entrevistadores.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em março, o atual governador de Minas, Romeu Zema, está à frente no pleito, com 34% de intenções de voto. Kalil fica em segundo lugar, com 21%.

Em seguida, quatro candidatos ficam em empate técnico, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. André Janones (Avante), com 7%; Cleitinho Azevedo (Cidadania), tem 6%; Carlos Viana (MDB), 5%; e Vittorio Medioli (PSD) tem 2%.

Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) têm 1% cada. Os dois candidatos empatam tecnicamente com Cleitinho Azevedo, Carlos Viana e Vittorio Medioli, mas não alcançam André Janones. Lorene Figueiredo não aparece no questionário.

Calendário das sabatinas em MG

  • Miguel Corrêa (PDT) - 12/5 - 10h
  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.