Topo

Tarcísio chama orçamento secreto de 'construção de maturidade orçamentária'

Colaboração para o UOL

05/05/2022 11h43

Ex-ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro (PL) e seu pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a negociação de verba do orçamento secreto "faz parte do sistema democrático".

As emendas são propostas por parlamentares para definir a alocação de recursos públicos. Na prática, costumam ser usadas para destinar dinheiro a obras e projetos nas bases eleitorais dos congressistas, sem transparência. Não há um mecanismo claro de acompanhamento de quem é o padrinho das indicações para as emendas de relator nem onde o dinheiro foi aplicado.

Há suspeitas, inclusive, de que o governo as utilize como moeda de troca quando precisa de apoio em votações no Congresso, pressionado principalmente pelo centrão, base do governo Bolsonaro.

Para Tarcísio, os próprios deputados devem mudar essa prática, o que faz parte, segundo ele, de um processo de maturidade orçamentária.

"O que está acontecendo: à medida que muito do recurso discricionário ficou na mão do relator, os ministérios foram ficando mais minguados. E aí ficou mais difícil para o Executivo fazer a política pública", explicou, sem citar que essas emendas representam bilhões de reais.

Acredito que rapidamente o Congresso vai reavaliar essa distribuição de recurso e a questão da emenda de relator. É uma questão de tempo. E vai evoluir para discutir o excesso de vinculação de receitas, que de certa forma estrangula sua capacidade de definir a prioridade na vida pública. Acho que é um processo de construção de maturidade orçamentária."
Tarcísio Gomes de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura e pré-candidato ao governo de SP

Questionado sobre as denúncias de corrupção no governo Bolsonaro, ele não falou sobre os temas perguntados, como as acusações recentes no Ministério da Educação e preferiu se deter ao Ministério da Infraestrutura.

"O governo combateu a corrupção colocando técnicos em posições-chave, rompendo com a lógica de critério unicamente partidário. Na Infraestrutura recebi oito empresas portuárias. Todas as empresas davam prejuízo. Uma foi liquidada e as outras passaram a dar resultado positivo. O Porto de Santos passou a dar lucro recorde. O que a gente não viu mais foram grandes esquemas de corrupção, aquela sangria na Petrobras e o esquema do mensalão", argumentou Tarcísio.

Próximas sabatinas em SP

  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.