Topo

'Pacto de SP com PCC está narrado na literatura', diz Tarcísio

Colaboração para o UOL

05/05/2022 11h04

Recentemente Tarcísio Gomes de Freitas, pré-candidato em São Paulo pelo Republicanos, afirmou que o governo do estado "fez um pacto com o crime organizado, de não combatê-lo", para evitar um "efeito colateral". Durante a sabatina UOL/Folha de hoje, ele afirmou que a declaração ficou sem contexto e tentou esclarecer.

"Acho que fui mal interpretado. Eu falei uma reprodução do que existe em alguns livros que narram a ascensão do [grupo criminoso] PCC, que começa nos presídios e toma um corpo grande", afirmou.

"O que falei está registrado na literatura especializada, em vários estudiosos que narraram fatos que ocorreram após as rebeliões de 2006, está em reportagens jornalísticas, é um registro histórico e de certa forma a gente vê a consequência, que é um grupo que se especializou e tem um esquema próprio", declarou Tarcísio, a princípio sem citar nomes.

Mais tarde, ele disse ter se lembrado do nome de um dos livros, "A Guerra: A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil", de Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, em que isso estaria narrado.

Próximas sabatinas em SP

  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.