Topo

'Cracolândia' está mais visível, mas com fluxo menor, diz Rodrigo Garcia

Colaboração para o UOL

04/05/2022 11h14Atualizada em 04/05/2022 12h57

Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição, participou da sabatina UOL/Folha hoje e comentou sobre a "cracolândia", grande ponto de tráfico de drogas da capital paulista.

Ele disse que é um "problema crônico" e apontou que houve uma mudança recente: os dependentes migraram para a praça Princesa Isabel e ficaram mais visíveis. Mas, segundo ele, o número de pessoas na "cracolândia" diminuiu.

"Não vou desistir [da 'cracolândia']. O que couber ao governo, estou fazendo. Não só com mais vagas aos dependentes em comunidades terapêuticas, mas também com ação policial. Na [praça] Princesa Isabel, eles têm visibilidade maior do que tinham na [alameda] Dino Bueno, mas, se medir o número do fluxo, é menor do que há seis meses", afirmou.

Não é uma tarefa simples. Já vi gente prometendo que vai acabar com a 'cracolândia' em dois ou três anos, mas é uma luta permanente. Se você não criar alternativas de nova vida ao dependente, ele não vai sair das drogas. Você faz tratamento, mas na saída não tem ninguém da família aguardando, então ele volta para ruas e para a dependência."
Rodrigo Garcia, governador de SP e pré-candidato à reeleição

Garcia entende que não adianta tratar o problema apenas com ações policiais e internações involuntárias.

"Eu estava no governo do [Geraldo] Alckmin quando fizemos um trabalho com o Judiciário e tentamos internação involuntária. E observamos que não é com medida de força que vamos resolver a 'cracolândia'. Tem várias estratégias de reinserção social e assistencial para dar nova perspectiva de vida. E tratar traficante como traficante", concluiu o governador.

Próximas sabatinas em SP

  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.