Topo

Cezar promete auditar pedágios, mais policiais e programa contra miséria

Pedro Vilas Boas e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL

03/05/2022 16h40Atualizada em 03/05/2022 17h39

O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PDT, Elvis Cezar, prometeu auditar pedágios logo no primeiro dia de mandato, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje. Além disso, quer implantar um programa para tirar famílias da linha da miséria e contratar mais policiais: "A defasagem dos policiais militares tem impactado na qualidade do serviço".

Colocada como uma das principais promessas de seu eventual governo, o pedetista afirmou que vai determinar auditoria de todas as praças de pedágio no primeiro dia de mandato.

"A tarifa de pedágio nos gera indignação. É um bloqueio de desenvolvimento econômico. Vamos auditar o custo benefício. É impossível a retomada da economia com valor da tarifa de pedágio."

Prometeu também um "programa para tirar 200 mil famílias da linha da miséria em 90 dias, colocando em frente de trabalho em equipamentos do estado".

Durante a sabatina, Cezar chamou a política econômica de Doria de trava para o empreendedorismo e negou que vá aumentar impostos. "Houve falha de gestão. Já deveria ter havido uma política para mitigar o que foi aumentado durante a pandemia."

Ainda chamou o uso de câmeras na farda de policiais por 12 horas de "desumano". "Temos de achar, junto com a corporação, uma solução técnica melhor para adequar essa situação."

O ex-prefeito de Santana de Parnaíba também colocou o município como polo tecnológico da região metropolitana. "Quando você faz políticas públicas que dão acesso à iniciativa privada fazerem seus negócios, você vai ter resultados. Não pode só competir com valor da alíquota do imposto."

"A gente precisa ter diagnóstico para potencializar habilidades e diminuir fragilidades. Toda a região administrativa de São Paulo precisa ter diagnóstico e investimento nesse sentido. Por que hoje Santana de Parnaíba é polo tecnológico da região metropolitana? Porque nós criamos uma política pública de formação de capital humano no estado de São Paulo."

Calendário das sabatinas em SP

  • Rodrigo Garcia (PSDB) - 04/05 - 10h
  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.

Vinicius Poit (Novo) e Felicio Ramuth (PSD) têm 2% cada um. Abraham Weintraub (PMB) apresenta 1%, assim como Altino Junior (PSTU).

O instituto ouviu presencialmente 1.806 eleitores de 62 cidades paulistas entre 5 e 6 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento tem índice de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-03189/2022.