Topo

É natural que eu seja candidato ao governo de SP, diz Márcio França

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2022 10h23Atualizada em 02/05/2022 11h41

O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) disse hoje que "é natural" que ele busque voltar a ocupar o Poder Executivo paulista, ainda mais por ter perdido em 2018 por uma "diferença pequena" de votos.

"Desde o início eu falei que, como eu havia sido o segundo colocado nas eleições passadas, com uma diferença pequena, e, como as pessoas que votaram no [João] Doria [PSDB] se arrependeram, é natural que eu pleiteasse voltar para a cadeira que ocupei por pouco tempo", afirmou.

Ele foi governador por oito meses, após Geraldo Alckmin sair do cargo para disputar a Presidência em 2018.

França disse que propôs ao PT um levantamento em maio para avaliar qual candidato tem mais chances de trazer votos para a esquerda neste ano. Ele e Fernando Haddad (PT) estão na disputa hoje pela vaga na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.

"Está nas mãos do Haddad um acordo correto: topo antecipar um primeiro turno, fazendo uma pesquisa de opinião, em que levaríamos em conta o votar e o que poderia votar. Quando esses componentes estão juntos, vemos números muito próximos entre eu e ele."

Segundo ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, aceitaram a sugestão sobre a pesquisa de desempenho dos candidatos. O problema, segundo ele, estaria no diretório estadual do partido. "Lula topou, Gleisi topou, mas o diretório do PT em São Paulo ainda quer analisar", afirmou o pré-candidato.

Se não for candidato ao governo, um dos dois poderia concorrer ao Senado.

A sabatina ao vivo foi conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral, pelo colunista do UOL Leonardo Sakamoto e pela jornalista da Folha de S.Paulo Carolina Linhares.

Datafolha

Márcio França (PSB) aparece em segundo lugar na última pesquisa Datafolha, com 20% das intenções de voto, atrás de Fernando Haddad (PT), que registrou 29%. No cenário sem França, Haddad chega a 35% das intenções de voto.

O instituto ouviu 1.806 moradores de 62 cidades paulistas entre 5 e 6 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Próximas sabatinas em SP

  • Felício Ramuth (PSD) - 02/05 - 16h
  • Abraham Weintraub (PMB) - 03/05 - 10h
  • Elvis Cézar (PDT) - 03/05 - 16h
  • Rodrigo Garcia (PSDB) - 04/05 - 10h
  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h