Topo

Ciro troca xingamentos com bolsonaristas em evento no interior de SP; veja

Beatriz Gomes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/04/2022 18h22Atualizada em 28/04/2022 21h27

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) trocou xingamentos com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a sua passagem pela Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Em entrevista a uma estação de televisão local e no Twitter, o pedetista declarou que foi insultado e sofreu tentativas de agressão dos militantes, mas negou ter "batido boca".

Em vídeos divulgados por bolsonaristas nas redes sociais é possível ouvir os gritos de "Mito", usado por apoiadores para se referirem ao chefe do Executivo, e "Bolsonaro" enquanto Ciro Gomes se desloca por um dos espaços do evento.

Na sequência, Ciro, que é opositor do presidente, questiona: "Mito? Roubou tua mãe ou come* ela?". É possível ouvir o apoiador responder "come* não, meu filho".

Em seguida é possível ouvir novos gritos de "Bolsonaro" e "Bolsonaro, o melhor do Nordeste". Um homem próximo de Ciro, que vestia uma camisa azul, comenta algo inaudível e o presidenciável rebate: "Isso é educação, babaca? Vai tomar no c*".

O homem de camisa azul responde "coisa linda" para o presidenciável enquanto outros apoiadores gritam. Então, Ciro declara: "nazista, ladrão". "O melhor do Nordeste, o melhor da Paraíba, quem veio foi ele lá, vai lá na Paraíba", segue falando um dos apoiadores. Um deles finaliza o vídeo chamando Ciro de "safado".

Assista ao vídeo da discussão entre Ciro e os bolsonaristas:

O que diz Ciro Gomes?

Em um vídeo encaminhado pela assessoria de Ciro Gomes à reportagem do UOL, o presidenciável declarou que foi insultado e agredido pelos apoiadores do presidente, mas negou ter "batido boca" com os bolsonaristas. A declaração do pedetista foi dada ao Grupo Thathi de Ribeirão Preto.

Um grupo de bolsonaristas, nazistas, falando de nordestino, vai embora, não sei o que e tal, e começa a insultar e agredir. Eu posso ser um covarde, sangue de barata e tal, e sair correndo, esse será outro Ciro Gomes. Não sai correndo, também não bati boca com ninguém, apenas chamei o Bolsonaro de ladrão porque eu sei que ele é ladrão. Eu sei que ele roubava, fui contemporâneo dele como deputado, ele roubava dinheiro da gasolina, eu sei que Bolsonaro é um grande corrupto. Ciro Gomes (PDT) explica confusão com bolsonaristas em evento

O presidenciável ainda comentou que a democracia precisa ser defendida e que o nazismo ocorreu em razão da não reação dos democratas ao grupo.

"A democracia, irmão, tem que ser defendida. O nazismo aconteceu porque esse tipo de gente começou a constranger as pessoas e os democratas não reagiram. Eu vou proteger a democracia brasileira e ninguém vai me desrespeitar andando nas ruas do Brasil, declarou Ciro.

Em nota de esclarecimento divulgada no Twitter, Ciro também lamentou "ter sido forçado a agir com veemência", porém reforçou que "foi insultado e sofreu tentativas de agressão física por militantes bolsonaristas".

"Os agressores agiram com violência e com profundo preconceito contra nordestinos, atacando com forte conotação racista a sua origem cearense. Ciro reagiu à altura e lamenta ter sido forçado a agir com veemência", continuou Ciro.