Topo

Após manifestar apoio a Doria, Eduardo Leite discursa como candidato na TV

Eduardo Leite havia manifestado apoio a Doria na semana passada - GABRIEL HAESBAERT/ESTADÃO CONTEÚDO
Eduardo Leite havia manifestado apoio a Doria na semana passada Imagem: GABRIEL HAESBAERT/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo*

26/04/2022 11h31

Quatro dias após divulgar uma carta manifestando apoio ao ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) na corrida presidencial, o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) fez um discurso de pré-candidato ao Palácio do Planalto em inserções da propaganda partidária de TV do PSDB no Rio Grande do Sul feitas ontem.

"Tem gente que é anti-Bolsonaro. Eu entendo. Tem gente que é anti-Lula. Eu entendo. Mas sabe do que o Brasil precisa agora? De gente como você, que é anti-miséria, anti-desemprego, anti-inflação, anti-violência, anti-desmatamento. Foi assim que nós do PSDB viramos o jogo no estado (do Rio Grande do Sul). Atacamos os problemas, e não as pessoas. Fizemos só um Rio Grande. Agora, é hora de fazer um só Brasil", afirmou Leite.

O gaúcho perdeu as prévias tucanas para Doria em novembro do ano passado, mas, desde então, chegou a fazer articulações para se viabilizar como pré-candidato ao Executivo federal.

No comunicado divulgado na última sexta-feira (22), Leite disse que seu partido "deve ter candidato a presidente" e que, hoje, "este nome é João Doria". Ele ainda lembrou que o ex-governador paulista o derrotou nas prévias tucanas do ano passado, "das quais nunca se buscou tirar legitimidade".

O ex-governador também afirmou que qualquer caminho diferente da candidatura de Doria pelo PSDB dependeria de entendimento com o próprio pré-candidato escolhido nas prévias. "Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro", completou Leite.

'Gesto de grandeza', respondeu Doria

Logo depois da divulgação da carta de Eduardo Leite, a assessoria de comunicação de João Doria divulgou carta em resposta ao gesto do gaúcho.

Leia a íntegra:

É com otimismo que recebo a manifestação pública do ex- governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, uma expressiva liderança do nosso partido. O gesto de reconhecimento de Eduardo, do resultado das prévias e pela candidatura única do PSDB para a presidência da república é prova de coerência e bom senso. Finalmente, foram superadas todas as divergências internas, corroborando com o resultado e a legitimidade das prévias que mobilizaram mais de 44 mil eleitores tucanos. É um gesto honrado, democrático e elogiável.

O Brasil precisa enfrentar seus mais graves problemas com união, cooperação, humildade e trabalho. O PSDB já mostrou ao Brasil que é capaz de tirar o país de graves crises, como aconteceu com o Plano Real. Somos, Eduardo e eu, do partido da responsabilidade fiscal, da estabilidade econômica e dos programas sociais.

Juntos vamos construir uma candidatura forte do centro democrático, ao lado do MDB, União Brasil e Cidadania por um país mais justo, solidário e pacificado. É hora de união contra a polarização que nos afoga. O Brasil tem opção e o nome desta opção é esperança. Unidos, venceremos.

* Com informações da Agência Estado