Topo

Dirigentes de partidos da 3ª via marcam reunião sem Bivar, Tebet e Doria

Além de Luciano Bivar, Simone Tebet, do MDB, e João Doria, do PSDB integram a chamada "terceira via" - Foto: Montagem/Agência Brasil/Senado
Além de Luciano Bivar, Simone Tebet, do MDB, e João Doria, do PSDB integram a chamada "terceira via" Imagem: Foto: Montagem/Agência Brasil/Senado

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

25/04/2022 20h00

Os dirigentes dos partidos da chamada "terceira via" Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB), Antonio Rueda (União Brasil) e Roberto Freire (Cidadania) reúnem-se amanhã em Brasília, às 17h. "A expectativa é chegar a um entendimento para união do centro democrático em torno de um candidato único", disse o Rueda ao UOL.

O encontro será realizado na sede do MDB, no Lago Sul, sem a presença dos pré-candidatos João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil) devido à incompatibilidade de agendas.

O UOL apurou que o grupo estuda realizar outra reunião, em data a ser definida, para possibilitar a presença dos pré-candidatos.

O bloco deve anunciar o nome que disputará a Presidência da República em 18 de maio. "A terceira via tem um caminho reto e promissor para uma candidatura única. A reunião entre os quatro partidos é uma oportunidade para construir essa unidade", afirmou Freire ao UOL.

Doria pede união da 3ª via

Ao anunciar o adiamento da reunião marcada para esta segunda-feira, João Doria, pré-candidato pelo PSDB, disse que a separação do grupo fortalece "extremistas", em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). "O momento exige união, serenidade, equilíbrio e convergência", afirmou o político.

Hoje, a equipe do tucano divulgou a primeira inserção do PSDB na propaganda partidária nacional que será veiculada a partir de amanhã (26). O vídeo, de 30 segundos, destaca Doria como a melhor opção do bloco.

Constante alvo de críticas de opositores pela postura considerada "elitista", o ex-governador de São Paulo se apresenta de maneira mais informal e intimista no vídeo do PSDB: "Comida no prato, emprego e dinheiro no bolso. É disso que o Brasil precisa. E é possível... É possível fazer, sim", diz Doria, trajando uma camisa polo branca, numa escadaria.

Em baixa nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, Doria deverá voltar a se apresentar como o filho de um nordestino que foi exilado pela ditadura militar como estratégia eleitoral este ano.

"A questão da imagem pessoal é o desafio. Ele é um homem de sucesso e tem uma história de luta", disse ao UOL o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, coordenador do programa de governo do candidato tucano ao Planalto.

Ala pró-Moro quer ex-juiz como vice

Internamente, a avaliação é que, entre os três indicados da terceira via, Bivar é o nome com menos condições de alavancar a candidatura do bloco. Parte da legenda pressiona por uma chapa com Moro como vice de Bivar. Na avaliação dessa ala, a popularidade do ex-juiz com uma parcela do eleitorado que abandonou o bolsonarismo tornaria eventual candidatura de Bivar mais robusta.

Outra apuração do UOL mostrou que Bivar irritou-se por considerar que Simone Tebet tem usado o fato de ser mulher para exigir o lugar de cabeça da candidatura da terceira via. A senadora defendeu, em sabatina com o UOL, o próprio nome como a melhor opção para liderar o bloco nas eleições de 2022.

"Não vou ser candidata à Vice-Presidência da República. Se eu abrir mão de uma pré-candidatura à Presidência e aceitar ser vice, estaria diminuindo o papel da mulher na política", disse a emedebista.