Topo

El País: Bolsonaro se apoia em Michelle e Damares em busca do voto feminino

Jair Bolsonaro desembarca de avião ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro - Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro desembarca de avião ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

20/04/2022 10h46

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe de campanha deram início a medidas para ganhar votos do público feminino nas eleições deste ano. Segundo o jornal El País, Bolsonaro vai usar mais a imagem da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da ex-ministra Damares Alves (Republicanos), para alavancar sua popularidade entre as mulheres.

A nova estratégia, de acordo com reportagem do veículo espanhol, foi adotada para tentar contornar o que é considerado um obstáculo para a campanha - a baixa aceitação entre as eleitoras - e aumentar as chances de o ex-presidente conseguir ser reeleito.

Um reflexo dessa mudança no comportamento de Bolsonaro foram as transmissões ao vivo semanais que o presidente fez durante o mês de março. Em todas as vezes, ele levou uma mulher integrante de sua equipe ministerial para participar da transmissão. O mês de março é marcado por uma série de ações que buscam dar mais visibilidade a mulheres em todos os campos, por conta da celebração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8.

Nessa data, Michelle e Damares também participaram de manifestações ao lado do presidente. Os discursos das duas tiveram como foco a defesa de valores tradicionais e mulheres conservadoras, mas também houve acenos para a promoção do empreendedorismo feminino e para o combate ao feminicídio.

Segundo pesquisa FSB/BTG Pactual divulgada em março, Bolsonaro tem 23% da preferência entre as mulheres e 34% entre os homens. O levantamento também apontou que a aprovação do governo do presidente é nove pontos menor entre as mulheres (25%) do que junto aos homens (34%).

Enquanto isso, Lula, que lidera as pesquisas e é hoje o principal adversário de Bolsonaro, tem 44% das intenções de voto das mulheres e 41%, dos homens.

O resultado do atual presidente evidencia parcela das mulheres que reprova Bolsonaro por seu comportamento.