Topo

Marcelo Ramos rebate fala de Lula: 'Prefiro quando fala de fome'

Marcelo Ramos, vice-presidente do Congresso Nacional - Nilson Bastian /Câmara dos Deputados
Marcelo Ramos, vice-presidente do Congresso Nacional Imagem: Nilson Bastian /Câmara dos Deputados

Colaboração para o UOL

07/04/2022 17h34Atualizada em 07/04/2022 17h34

O deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), vice-presidente do Congresso, criticou a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre mapear endereços dos parlamentares.

"Eu penso que o debate do conflito institucional, do aborto é o debate que o Bolsonaro sonha pra eleição. Eu preferia o Lula falando de fome, de desemprego, de juros, de inflação, não só porque é o campo de piores resultados do governo Bolsonaro, como também porque é o que importa pra vida da população", disse Ramos à Coluna do Estadão.

Em evento na CUT, na última segunda-feira (4), Lula afirmou que atos em frente ao Congresso Nacional "não movem uma pestana de um deputado" e sugeriu outras formas de pressionar os parlamentares.

"Quando a gente está dentro do Plenário, a gente não sabe se está chovendo lá fora... Então, se a gente mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas para a casa desse deputado? Não é para xingar, não. É para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Acho que surte mais efeito do que manifestação em Brasília", disse Lula.

Zambelli pede que Lula seja proibido de se aproximar do Congresso

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu que o STF (Supremo Tribunal Federal) proíba o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se aproximar da sede do Congresso Nacional, em Brasília. Em caráter de urgência, a bolsonarista solicita ainda a adoção da medida cautelar para que o petista mantenha distância mínima de 300 metros de qualquer deputado federal ou senador.

Endossada por mais nove políticos da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), a representação de Zambelli na Corte ocorre em reação a um discurso em que Lula incentivou apoiadores a irem até a casa de parlamentares para "incomodar a tranquilidade" deles.

"Lula incitou seus aliados a mapearem a residência dos parlamentares, inclusive indicando que as abordagens devem ser direcionadas aos familiares dos agentes políticos", diz a deputada. Para Zambelli, o acolhimento do pedido no STF é "medida de garantia da segurança e estabilidade do Poder Legislativo". Os autos foram distribuídos ao ministro Ricardo Lewandowski.

Lula é ameaçado por deputado bolsonarista

O deputado federal Junio Amaral (PL-MG) publicou um vídeo em suas redes sociais em que carrega uma arma com cartucho enquanto afirma estar pronto para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua casa.

Na gravação, Amaral reage ao trecho de um discurso em que o petista, durante evento na CUT (Central Única dos Trabalhadores) na última segunda-feira (4), incentivou seus apoiadores a irem até a casa de deputados para "incomodar a tranquilidade" deles.

"Estarei pronto para uma bela e calorosa recepção. Sejam bem-vindos!", escreveu o congressista, em sua publicação.