Topo

Sergio Moro divulga 'vídeo de apresentação' com tom de campanha política

Sérgio Moro em 2015. No União Brasil, ex-ministro lança seu primeiro filme como político - Agência Brasil
Sérgio Moro em 2015. No União Brasil, ex-ministro lança seu primeiro filme como político Imagem: Agência Brasil

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/04/2022 22h30

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (União Brasil) lançou hoje um "vídeo de apresentação" que ilustra sua trajetória desde o nascimento, no interior do Paraná, até o momento em que ele tornou-se juiz federal. Em tom de campanha política, a peça destaca ainda o papel desempenhando como juiz auxiliar da ministra Rosa Weber no caso do Mensalão.

Apesar de abordar a atuação em casos de corrupção envolvendo petistas e também o trabalho no Ministério da Justiça, a narração do vídeo não cita o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A divulgação ocorre depois de o ex-juiz da Lava Jato ter se tornado alvo de ameaça de expulsão pela ala do União Brasil próxima a ACM Neto, secretário-geral da sigla. O ex-juiz da Lava Jato anunciou, na semana passada, o ingresso no partido, liderado pelo deputado Luciano Bivar.

Ainda não há definição sobre o cargo ao qual o ex-ministro deve concorrer pela nova legenda. No entorno de Moro, a avaliação é de que o ex-magistrado precisará ter um mandato no próximo ano —seja ele qual for. Em janeiro, o ex-juiz negou planos de abandonar a tentativa de se eleger ao Palácio do Planalto: "Sou pré-candidato à Presidência, não ao Senado", disse à época.

Disputa interna no União Brasil

A cúpula do União Brasil defendeu publicamente a permanência de Moro no partido depois de o ex-juiz da Lava Jato ter se tornado alvo de ameaça de expulsão por uma ala próxima ao secretário-geral da legenda, ACM Neto, que é pré-candidato ao governo da Bahia.

Sergio Moro em jantar com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Sergio Moro em jantar com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar
Imagem: Reprodução/Twitter

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, e o vice Antonio Rueda divulgaram nota em que definem Moro como alguém capaz de "facilitar" as conversas da chamada terceira via para lançar nome único na disputa pelo Palácio do Planalto. A mensagem tem assinatura de ACM Neto.

"O ex-ministro Sergio Moro é um homem íntegro, capaz de enriquecer, junto às demais lideranças partidárias, a discussão sobre o futuro que almejamos para o país. Sua filiação ao União Brasil tem como objetivo a construção de um projeto político-partidário no estado de São Paulo e facilitar a construção do centro democrático, bem como o fortalecimento do propósito de continuarmos crescendo em todo país", diz o texto.