Topo

Bolsonaro se incomoda com elogio de apoiador a ex-ministro denunciado ao MP

Bolsonaro provoca saiu justa no Palácio do Planalto - Reprodução/Facebook/jairmessiasbolsonaro
Bolsonaro provoca saiu justa no Palácio do Planalto Imagem: Reprodução/Facebook/jairmessiasbolsonaro

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 18h02

O presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou incômodo com elogio de um apoiador a ex-ministro denunciado pelo MP (Ministério Público), durante encontro com integrantes de uma igreja evangélica realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

O episódio inusitado ocorreu logo no começo da live, transmitida nas redes sociais, quando um homem não identificado agradeceu a presença do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), demitido do Ministério do Turismo no governo de Bolsonaro.

"Futuro, não. Não fala nada aqui, não", disse ele. Na sequência, o homem percebe a saiu a justa e diz que o ex-ministro será "candidato". Mais uma vez, Bolsonaro o interrompe. "Não, não? Colega aí."

Álvaro Antônio tenta contornar a situação. "Espera aí, gente. Vamos começar de novo?". O presidente então responde: "Não tem que começar [de novo]. Já está na live, já está na live".

Bolsonaro demitiu o ministro do Turismo ao mexer no governo para tentar interferir na disputa pelo comando da Câmara. A troca na pasta ocorreu após Marcelo Álvaro Antônio expor, em um grupo de mensagens, as articulações do governo para influenciar a sucessão do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Álvaro Antônio também foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais sob acusação de envolvimento no esquema de laranjas do PSL.

Citado pela Promotoria como cabeça de um grupo para fraudar a utilização dessa verba, Álvaro Antônio foi formalmente acusado de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa —com penas máximas de cinco, seis e três anos de cadeia, respectivamente. Ele sempre negou as acusações.