Topo

Datena diz não ter mais compromisso com ninguém e chama Doria de traidor

Datena seria candidato ao Senado na chapa do vice-governador paulista Rodrigo Garcia - Reprodução
Datena seria candidato ao Senado na chapa do vice-governador paulista Rodrigo Garcia Imagem: Reprodução

Do UOL*, em São Paulo

31/03/2022 11h31Atualizada em 31/03/2022 11h48

O apresentador José Luiz Datena reagiu hoje à possibilidade que João Doria (PSDB) desista da pré-candidatura à Presidência da República, e disse que ele é um "traidor" caso decida continuar como governador de São Paulo.

"Se Doria fizer isso, confirmo o que já falei, ele sai da posição de traído pelo PSDB para ser traidor do projeto do Rodrigo Garcia. Depois, ele não reclame se ficar com a pecha de traidor, como dizem que ele já traiu o Alckmin", disse ele em programa na rádio Bandeirantes.

O governador paulista deve comunicar nesta tarde a desistência da candidatura. O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que assumiria o cargo e seria o candidato tucano ao governo nas eleições deste ano, pediu demissão da Secretaria de Governo.

O União Brasil e o PSDB anunciaram em conjunto na semana passada que Datena concorreria ao Senado na chapa de Garcia.

O apresentador, porém, disse que agora "não tem compromisso com ninguém".

Ele [Doria] aprontou esse imbróglio, ele que saia dele. A partir desse imbróglio, não tenho compromisso com ninguém, se precisar sou candidato independente. Mas essa politica é uma coisa nojenta, você dorme de um jeito e acorda de outro. José Luiz Datena em programa na Rádio Bandeirantes

Doria tem aparecido com resultado fraco nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto. O governador teve apenas 2 pontos em levantamento do instituto Datafolha neste mês, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 43% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 26%. Ainda apareceram à frente do governador os ex-ministros Sergio Moro (Podemos), com 8%, e Ciro Gomes (PDT), com 6%.

Uma ala do partido defende que Doria desista para dar espaço a Eduardo Leite, governador gaúcho que foi derrotado nas prévias do partido no começo deste ano. Segundo esses tucanos, Leite teria mais chance de conseguir ser o nome da "terceira via" por ter menos rejeição que o Doria.

Entretanto, pesquisas que sondam o nome de ambos, como o levantamento PoderData publicado ontem, mostram o gaúcho com percentual de intenções de voto igual ou menor que o do paulista.

*Com informações da Reuters