Topo

Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo se filia ao PL

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

29/03/2022 20h29

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, anunciou em sua conta do Twitter que se filiou ao PL (Partido Liberal), mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. O novo filiado deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

"Filiei-me ao PL! Negros não precisam ser vítimas. Negros são livres. Pretos e brancos unidos. Palmares digna. Bolsonaro até 2026. Sigamos, patriotas!", disse ele na legenda de uma foto ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente do PL.

O partido é o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, que foi eleito pelo PSL (Partido Social Liberal), ficou sem partido até 2019 e, em novembro de 2021, se filiou ao PL.

O que é a Fundação Palmares?

A Fundação Cultural Palmares é de federação brasileira e, através da Lei nº 7668, serve para a preservação e promoção de valores culturais e sociais de negros e afro-brasileiros no país. É uma fundação vinculada ao Ministério da Cultura, com a lei criada em 1988.

Desde que assumiu o posto de presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo foi acusado de diversas declarações racistas e discriminatórias. Em fevereiro deste ano, o dirigente foi alvo de diversos pedidos judiciais depois de afirmar que o refugiado congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no Rio, dera "vagabundo morto por vagabundos mais fortes"