Topo

É 'quase certo' que Eduardo Leite vai ficar no PSDB, diz José Aníbal

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 13h45

O ex-senador e atual suplente no Senado José Aníbal (PSDB-SP) afirmou hoje que é "quase certo" que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vai permanecer no PSDB. Em entrevista ao UOL News, Aníbal defendeu que Leite ainda pode ser candidato pelo partido.

Após perder as prévias do partido que definiram o governador de São Paulo, João Doria, como candidato à Presidência, Leite estava conversando com outras legendas, em especial o PSD, para uma possível candidatura.

"Uma coisa é certa, ele vai transferir o governo [do Rio Grande do Sul] ao vice-governador. E aí nós vamos ver qual o melhor caminho a ser trabalhado para atingir esse objetivo de tê-lo como candidato", explicou.

Aníbal atribuiu a permanência de Leite no PSDB ao mau desempenho de Doria nas pesquisas eleitorais e à incapacidade do paulista de fazer novas alianças. E disse que a decisão das prévias do partido podem ser alteradas porque apenas a pré-candidatura foi entregue a Doria, não o PSDB.

"O candidato que venceu as prévias, quatro meses atrás, desde então não conseguiu avançar nas pesquisas. Ao contrário, ele está com 1% de intenção de voto", disse. "Doria desde que venceu as prévias não conseguiu fazer nenhum movimento de agregação, de incentivo, mesmo dentro do PSDB", completou.

Diante disso, os filiados do PSDB começam a se inquietar. A candidatura do Doria já está colocada há três anos, já deveria estar em uma situação melhor. Um candidato com uma intenção de voto tão pequena e com uma rejeição grande, crescente, pesa negativamente para o partido.
José Aníbal, ex-senador e suplente de José Serra

Candidatura ao Senado

José Aníbal também confirmou durante a entrevista que o atual senador, de quem ele é suplente, José Serra vai sair candidato a deputado federal e não vai disputar a reeleição no Senado.

Perguntado sobre se o partido apoiaria a candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSD), Aníbal disse que isso não está fechado. Com exclusividade ao UOL, ele afirmou que ele próprio pensou em sair candidato ao Senado.

O ex-senador explicou que não é contra o apoio à Datena, mas que ele acredita que o PSDB não pode deixar de ter candidato ao Senado. "É impensável que um partido como o PSDB, que está buscando recuperar o seu protagonismo, não tenha candidato a senador", defendeu.

"Eu tive uma boa experiência no Senado, trabalhamos intensamente e com bons resultados e me sinto em condições de pleitear a candidatura pelo partido", falou. "Não é contra ninguém, é a favor", esclareceu.