Topo

Ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia acerta filiação ao PSDB

Maia estava sem partido desde junho do ano passado, quando foi expulso do DEM - novo União Brasil -  Maryanna Oliveira/Agência Câmara
Maia estava sem partido desde junho do ano passado, quando foi expulso do DEM - novo União Brasil Imagem: Maryanna Oliveira/Agência Câmara

Colaboração para o UOL*

22/03/2022 18h11Atualizada em 22/03/2022 18h27

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ) acertou sua filiação ao PSDB hoje. "Democrata, reformista, moderado. Rodrigo Maia agora é do PSDB!", diz publicação nos perfis nas redes sociais da sigla.

Maia, que atualmente ocupa cargo de secretário de Projetos e Ações Estratégicas do governo João Doria (PSDB), estava sem partido desde junho do ano passado, quando foi expulso do DEM - novo União Brasil. Ele saiu da sigla em conflito com o então presidente do partido, ACM Neto, após seu candidato perder a disputa pela presidência da Câmara.

De acordo com Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, Maia será o presidente estadual do partido no Rio e também vai comandar a federação do partido com o Cidadania.

O deputado federal licenciado também negociava com o PSD, mas as conversas não avançaram. No ano passado, chegou a dizer que a tendência era se filiar ao partido de Gilberto Kassab.

"Ainda não está definido. [O PSD] é a principal tendência, claro, mas, agora que estou sem partido, vou conversar com deputados, políticos e políticas que me ajudaram na minha trajetória, para, dialogando com eles, construir a melhor solução".

Rodrigo Maia vai coordenar campanha de Doria

A notícia da filiação de Rodrigo Maia ao PSDB só veio hoje, mas a proximidade entre os dois já era nítida. Em janeiro, o UOL noticiou que o ex-presidente da Câmara coordenará o programa de governo da campanha à Presidência da República do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na eleição deste ano, informou a pré-campanha tucana em nota.

"A experiência de Rodrigo Maia, seu brilhante desempenho como secretário de Ações Estratégicas e seu traquejo político, além do amplo conhecimento das necessidades do povo brasileiro, são fundamentais para fortalecer nosso projeto", disse Doria segundo nota de sua pré-campanha.

"É preciso compreender a realidade de cada área e construir soluções baseadas em dados concretos, em programas que possam de fato ser viabilizados, e não em projetos populistas", afirmou Maia, na ocasião.

*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo