Topo

Villa: Bolsonaro tenta tensionar eleição escolhendo Braga Netto como vice

Colaboração para o UOL

21/03/2022 12h43Atualizada em 21/03/2022 15h26

O historiador Marco Antonio Villa disse, durante comentário no UOL News hoje, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta tensionar o processo eleitoral ao sugerir a escolha do atual ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como vice em sua chapa à reeleição.

"Tenta transformar o Exército em participante nas eleições, em protagonista. Esse é o objetivo em colocar o ministro da Defesa em candidato a vice. E isso é muito preocupante, porque faz parte de um cenário para as eleições, além de utilização de gabinete de ódio, fake news, [...] ele coloca um general para dizer: 'meu Exército está comigo'. É tensionar ainda mais o processo", disse o colunista do UOL.

Bolsonaro sinalizou hoje que já está decidido quem será o candidato a vice em sua chapa e, apesar de não querer confirmar o nome, deu indicações de que o escolhido será Braga Netto.

"Eu não quero adiantar o nome. Devemos ter um vice que demonstre a população que não é vice para ajudar a ganhar a eleição, mas para ajudar a governar o Brasil. Ganhar a eleição é bem mais fácil, ou menos difícil, que governar", afirmou em entrevista à TV Jovem Pan.

Bolsonaro faz acusação grave contra Moraes

Na avaliação de Marco Antonio Villa, o presidente Jair Bolsonaro faz uma acusação "gravíssima" quando diz que é perseguido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro voltou a criticar Moraes hoje. "É perseguição implacável para cima de mim", declarou o chefe do Executivo após, na última sexta-feira (18), o ministro suspender o Telegram no Brasil. No domingo, 20, contudo, o aplicativo - amplamente utilizado por bolsonaristas - foi novamente liberado no País, diante do atendimento de exigências da Justiça.

"Não há nenhuma perseguição implacável contra ele. Ele está fazendo uma acusação gravíssima contra um ministro. A tendência vai ser de acirramento cada vez mais em seu discurso, e teremos, infelizmente, a campanha mais tensa para eleição presidencial desde 1989. Até o momento de choque de confrontos de rua, estimulado por seus grupos nazifasicstas", disse o historiador.

  • Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral: