Topo

Cabo Daciolo anuncia pré-candidatura ao governo do Rio

Cabo Daciolo com o presidente e vice-presidente estadual da legenda, Jimmy Pereira e Ricardo Urbano - Divulgação
Cabo Daciolo com o presidente e vice-presidente estadual da legenda, Jimmy Pereira e Ricardo Urbano Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/03/2022 16h27

O ex-deputado Cabo Daciolo anunciou hoje a pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro pelo PROS. O político se reuniu com presidente estadual da legenda, Jimmy Pereira, e o vice-presidente estadual Ricardo Urbano.

O lançamento da candidatura deve acontecer no próximo dia 30 de março, que também é aniversário de Daciolo.

No ano passado, Daciolo desistiu da pré-candidatura à Presidência da República e declarou apoio ao colega Ciro Gomes (PDT). O anúncio foi feito em live transmitida na página do político no Facebook. Nas eleições de 2018, o ex-deputado obteve 1,3 milhão de votos.

Surgimento de Daciolo na política

Daciolo ficou conhecido ao liderar um movimento grevista no Corpo de Bombeiros, em 2011. Na época, chegou a ser preso por nove dias e excluído da corporação. Segundo ele, o período no cárcere fez com que despertasse a vontade de lutar por melhores condições no sistema prisional.

Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PSOL. Mas acabou entrando em rota de colisão com as lideranças do partido após defender a inocência dos PMs presos acusados de participar da tortura e morte do pedreiro Amarildo de Souza, que desapareceu em 2013 da favela da Rocinha.

Em 2015, foi expulso do PSOL após propor emenda para alterar a Constituição. Ele queria substituir o trecho "todo poder emana do povo" para "todo poder emana de Deus".