Topo

Mourão diz ser desproposital tese de que Forças Armadas não aceitariam Lula

Mourão ainda avaliou como "difícil" a possibilidade de uma alternativa a Lula e Bolsonaro se viabilizar na disputa presidencial - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
Mourão ainda avaliou como "difícil" a possibilidade de uma alternativa a Lula e Bolsonaro se viabilizar na disputa presidencial Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

09/03/2022 09h08Atualizada em 09/03/2022 12h43

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) negou, em entrevista ao site Metrópoles publicada hoje (9), que as Forças Armadas não aceitariam uma eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial deste ano.

"As Forças Armadas têm se mantido dentro dos limites dos deveres constitucionais dela, têm agido dessa forma ao longo de todo esse período, desde o término do período de presidentes militares. As Forças Armadas não se meteram em nenhum processo eleitoral. Fomos aí, ao longo de 12 anos, 13 anos, governados pela esquerda, pelo PT, sem problema nenhum."

Pesquisa PoderData divulgada no último dia 2 pelo site Poder360 aponta que Lula segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a Presidência. Lula aparece com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mourão ainda avaliou como "difícil" a possibilidade de uma alternativa a Lula e Bolsonaro se viabilizar na disputa presidencial.

"O presidente Bolsonaro vem recuperando terreno nessas últimas pesquisas, mas, face ao número de pessoas que dizem não votar nem em um nem no outro, sempre existe a possibilidade de aparecer alguém que empolgue esse eleitorado e, consequentemente, seja um terceiro candidato capaz de mudar o cenário. Mas hoje acho difícil."

Mourão diz que tem relação protocolar com Bolsonaro

Durante a entrevista, o vice-presidente Hamilton Mourão também classificou sua relação com Bolsonaro como "protocolar".

"Ele é presidente, eu sou vice-presidente. Procuro executar as tarefas que ele me dá, como essa tarefa que ele me deu de ir ao Chile (para a posse do novo presidente eleito, Gabriel Boric, nesta semana). Ele tem meu apoio no projeto de reeleição dele, e eu também espero contar com o apoio dele no meu projeto de ser eleito senador."

Mourão confirmou que o atual ministro da Defesa, Braga Netto, deve ser o vice de Bolsonaro na chapa que disputará a reeleição.

"Ele já esteve aqui algumas vezes meio preocupado, por causa das, vamos dizer assim, notícias que são publicadas. De eu achar que ele estaria me passando a perna, alguma coisa do gênero. Eu disse para ele: olha Braguinha, fica tranquilo aí, pô. Não esquenta a cabeça com isso. Quem o Bolsonaro escolher está bem escolhido. Segue o baile, pô."