Topo

Ipespe: Lula tem 34% entre eleitores de SP; Bolsonaro fica em 2º, com 26%

O ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro - Reprodução e Clauber Cleber Caetano/PR
O ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução e Clauber Cleber Caetano/PR

Caíque Alencar

Do UOL, em São Paulo*

18/02/2022 14h02Atualizada em 18/02/2022 14h46

Pesquisa Ipespe divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder na corrida presidencial ao Palácio do Planalto, com 34% das intenções de voto, considerando eleitores do estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 26%.

O atual mandatário é seguido por Sergio Moro (Podemos), com 11%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, e João Doria (PSDB), com 5%. Os três estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A senadora Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Luiz Felipe d'Avila (Novo) ficaram com 1%, o que os deixa empatados com Ciro e Doria.

Veja a seguir o resultado do cenário testado pela pesquisa:

  • Lula (PT): 34%
  • Bolsonaro (PL): 26%
  • Moro (Podemos): 11%
  • Ciro (PDT): 7%
  • Doria (PSDB): 5%
  • Tebet (MDB): 1%
  • Janones (Avante): 1%
  • D'Avila (Novo): 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 0%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 11%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

  • Veja análises de Kennedy Alencar sobre as eleições em SP e as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral:

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 46% dos votos contra 34% do adversário entre os eleitores de São Paulo. Se Lula enfrentasse Sergio Moro, o petista acumularia 46% dos votos, enquanto o ex-juiz Moro ficaria com 33%.

Se o confronto fosse com Doria, o ex-presidente teria 47% de intenções e o governador paulista, 26%, próximo dos votos brancos e nulos, que chegariam a 25% neste cenário.

Em uma possível disputa entre Doria e Bolsonaro, o placar ficaria apertado com o tucano pontuando 37% dos votos, enquanto o presidente teria 35%. Ou seja, os dois ficam empatados tecnicamente.

Avaliação do governo Bolsonaro

A pesquisa Ipespe mostra, ainda, que a avaliação negativa do governo Bolsonaro continua alta entre o eleitorado de São Paulo: 56% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 24% avaliam como ótimo ou bom. Aqueles que avaliam o governo regular são 19%. O cenário paulista repete a avaliação do governo em âmbito nacional.

Em relação à atuação do presidente no enfrentamento à pandemia do coronavírus, 58% dos eleitores classificaram como ruim ou péssima, enquanto 21% avaliaram como ótima ou boa. Outros 19% acreditam que a gestão foi regular.

Avaliação do governo Doria

Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados avaliaram o governo Doria como ruim ou péssimo, enquanto 24% consideram como ótimo ou bom. E 38% dos eleitores avaliam a gestão como regular.

Sobre ações do tucano no combate à pandemia, 23% consideraram como ruim ou péssima, enquanto 45% avaliaram como ótima ou boa, e 30% classificaram como regular.

Doria incorporou a bandeira de combate à covid-19 e de defesa à vacinação para alavancar apoio político. Ele foi apresentado pelo PSDB como "pai da vacina" por causa das articulações em torno da vacina CoronaVac.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira foi resultado de 1.000 entrevistas, representativas do eleitorado do Estado de São Paulo, feitas entre segunda (14) e quarta-feira (16). A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais. Esta pesquisa está registrada no TSE sob os protocolos BR-08006/2022 e SP-03574/2022.

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

* Com informações do Estadão Conteúdo