No Rio, Dilma leva melhor em 30 das 35 das zonas vencidas por Marina
Hanrrikson de Andrade
Do UOL, no Rio
A presidente Dilma Rousseff, reeleita neste domingo (26) para mais quatro anos à frente do Executivo nacional, herdou a maioria das zonas eleitorais cariocas vencidas pela pleiteante do PSB, Marina Silva, no primeiro turno.
No segundo turno, a candidata do PT levou a melhor em 30 das 35 zonas da capital fluminense antes lideradas pela concorrente. Quase 600 mil pessoas votaram em Dilma nesses locais.
Já Aécio Neves (PSDB), que recebeu o apoio de Marina no segundo turno, venceu em cinco zonas eleitorais nas quais a ex-senadora obteve maior votação na primeira fase do pleito.
Aécio se destacou na região da Ilha do Governador e de Marechal Hermes e Bento Ribeiro, na zona norte, e em algumas localidades de Jacarepaguá, na zona oeste, como Taquara, Tanque e Curicica. No total, o tucano teve pouco mais de 105 mil votos.
No primeiro turno, Marina obteve em todo o Estado do Rio de Janeiro 2.590.871 votos (31,07%), quase 380 mil votos a menos do que Dilma (35,6%). Na capital fluminense, porém, Marina foi a mais votada: 999.903 votos (31,14%). Ela ficou à frente de Aécio, que contabilizou 992.506 votos (30,91%).
Mas os números do segundo turno mostram que, na capital, Dilma ganhou força na reta final da eleição. Apesar de ter o apoio de Marina, Aécio obteve na cidade do Rio menos votos do que Dilma. A diferença entre os dois foi de mais de 50 mil votos.
Ao TSE, delatores dizem ter financiado chapa Dilma-Temer com propina
Ministra do TSE pede investigação em prestação de contas de campanha de Aécio
TSE envia ao STF novos indícios de irregularidade na campanha de Dilma em 2014
TSE ainda analisa contas de campanha de Eduardo Campos e Marina Silva