Aécio cita reportagem da 'Veja' contra Dilma, que fala em 'golpe eleitoral'

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) durante debate na "Tv Globo" nesta sexta (24)

    Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) durante debate na "Tv Globo" nesta sexta (24)

Em debate promovido pela "TV Globo" na noite desta sexta-feira (24), a dois dias do segundo turno das eleições, o senador Aécio Neves (PSDB) citou reportagem da revista "Veja" contra a rival Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição.

  • 36648
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2014/enquetes/2014/10/25/na-sua-opiniao-quem-venceu-o-ultimo-debate-antes-do-segunto-turno-da-eleicao-presidencial.js

Segundo a reportagem, o doleiro Alberto Youssef teria afirmado, em depoimento à PF (Polícia Federal), que Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva tinham ciência do esquema instalado na Petrobras. No debate, Aécio questionou a petista: "a senhora sabia?".

Na resposta, Dilma afirmou que a "Veja" faz "oposição sistemática" a ela e ao PT e fez "calúnia e difamação" com a reportagem publicada esta semana. "E o senhor endossa na sua pergunta (…) A revista Veja não apresenta uma prova", disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um "golpe eleitoral".

"E isso não é a primeira vez que ela fez: fez em 2002, em 2006, em 2010 e 2014, mas o povo não é bobo (…) O povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo, votando e derrotado essa proposta que o senhor representa."

Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. "Não acreedito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova."

Outros debates e pesquisas

Este é o quarto debate entre Dilma e Aécio no segundo turno das eleições presidenciais. O primeiro foi realizado pela Bandeirantes, no último dia 14. O segundo, promovido pelo UOL, "Folha de S. Paulo" e SBT, ocorreu no dia 16 e ficou marcado pela agressividade dos dois candidatos.

O baixo nível da discussão repercutiu negativamente, e os dois candidatos baixaram o tom no debate do dia 19, organizado pela TV Record.

Às vésperas do segundo turno, Dilma ampliou a vantagem sobre Aécio nas pesquisas. No levantamento do Datafolha, divulgado nessa quinta-feira (23), Dilma tem 53% das intenções contra 47% de Aécio, considerando apenas os votos válidos. Pesquisa Ibope também divulgada ontem aponta a petista com 54% das intenções contra 46% do tucano. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos