Maior colégio eleitoral no exterior, Estados Unidos têm 112 mil eleitores
Da Agência Brasil
A maioria das seções eleitorais nos Estados Unidos - país com maior número de eleitores brasileiros convocados para o pleito, 112,2 mil - já funcionam nesta manhã de domingo (5). Somente os consulados da Costa Oeste do país, com 4h a menos que Brasília, não iniciaram a votação.
A Agência Brasil acompanha as eleições em Atlanta, onde estão cadastrados 8.000 eleitores brasileiros que residem em cinco estados do Sudeste dos Estados Unidos: Georgia, Alabama, Tennesse, Carolina do Sul e Mississipi.
As 19 seções na cidade funcionam normalmente e o fluxo de eleitores é constante. Emival Ribeiro, de 54 anos, residente na cidade há 14 e vota no exterior pela primeira vez. "Fiquei emocionado quando ouvi o barulhinho da urna eletrônica, era como se eu estivesse votando dentro do Brasil", contou à Agência Brasil.
Para ele, os brasileiros dentro e fora do Brasil, estão fazendo escolhas baseadas no que acreditam. "Eu acho que todo mundo está votando de acordo com o que pensa e com o que defende", opinou Emival, ex-cronista esportivo que agora é pastor evangélico.
O estudante Vitor de Araujo, 20 anos, chegou aos Estados Unidos em 2008, aos 14 anos, e hoje votou pela primeira vez. "É muito legal a gente ver todo mundo participando da política lá no Brasil e poder votar daqui também", comentou.
Veja também
-
Gilmar diz que suspeita de fraude em eleição de 2014 é lenda urbana
-
Facebook diz 'esperar tomar medidas' contra perfis falsos no Brasil antes das eleições de 2018
-
Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil
-
'Puxadores' de voto rendem R$ 390 milhões a seus partidos