O que os gestos e expressões revelam sobre Dilma e Marina no debate

Do UOL, em São Paulo

  • Fábio Braga/Folhapress

    Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) durante o debate entre presidenciáveis: segundo especialistas, Dilma tem postura arrogante, enquanto os pontos fracos de Marina são os gestos e a voz

    Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) durante o debate entre presidenciáveis: segundo especialistas, Dilma tem postura arrogante, enquanto os pontos fracos de Marina são os gestos e a voz

Os embates entre as candidatas à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), que lideram a corrida eleitoral, dominaram o debate realizado por UOL, Folha, SBT e rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (1º), em São Paulo. De um lado, a petista que escorregou na "arrogância". Do outro, a socialista que não conseguiu se livrar dos seus tradicionais "discursos cansativos".

Essa foi a avaliação da consultora de media training Aurea Regina de Sá e da fonoaudióloga e doutora em linguística Claudia Cotes, que comentaram a desenvoltura das candidatas diretamente dos estúdios do UOL, em bate-papo com o colunista Josias de Souza e com o blogueiro Maurício Stycer.

"O desempenho de Marina cresceu absurdamente, muito pelo fato de o nome dela estar tão à frente nas pesquisas. Isso lhe conferiu uma segurança e uma autoconfiança muito maior. O semblante dela mostra isso", disse Aurea, que acrescentou como pontos a melhorar o tom de voz e os gestos da socialista.  "Ela poderia exercitar a alternância de tom. O tom de voz e a melodia são sempre os mesmos. Isso pode cansar o ouvinte, assim como os gestos. Ela usa sempre o mesmo gesto."

Já a presidente Dilma Rousseff, segundo Aurea Regina de Sá, é o oposto de sua principal adversária política. "Essa artificialidade que a imagem dela passa aparece em qualquer fala, seja de improviso, seja com um roteiro na mão ou não. O que [ela] precisa é criar uma imagem um pouco mais natural", diz. A fonoaudióloga Claudia Cotes apontou ainda a expressão corporal como o principal ponto negativo da petista. "Transmite arrogância", diz ela, que acrescenta: "Ela tem gestos repetitivos e rápidos. E as expressões faciais são de mau humor. Parece que ela esqueceu o sorriso."

Mesmo evidenciando os pontos fracos do governo federal, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, não se sobressai no debate. Ainda assim, a consultora de media training citou a ironia como ponto positivo no discurso do candidato. "[Ele] usa a ironia, que considero positivo, porque é de uma forma sutil". Mas, de acordo com Claudia Cotes, a linguagem corporal do político transmite artificialidade e fraqueza.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos