Do total de eleitores, 16,7% vão votar usando biometria, diz TSE
Bruna Borges
Do UOL, em Brasília
-
Heuler Andrey - 7.out.2012/UOL
Eleitores utilizam urna biométrica durante votação em Curitiba (PR) em 2012
Nas eleições de outubro, 16,7% dos eleitores de todo o país vão votar usando o sistema de biometria, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira (29).
Estão registrados na Justiça Eleitoral para votar usando a impressão digital 23.851.673 eleitores. Este número pode ser reduzido após o fim do cadastramento do voto em trânsito, que se encerra em 21 de agosto. O prazo para o cadastramento biométrico acabou em 7 de maio.
Deste total, há eleitores que, embora tenham feito a revisão biométrica, isto é, atualizado seu cadastro em municípios onde ocorrerá a votação com biometria, não poderão ser identificados por meio da impressão digital. São pessoas com algum tipo de deficiência que impossibilita a leitura da digital. Neste caso, os eleitores podem votar apresentando um documento com foto.
A urna eletrônica com biometria estará presente em 764 municípios. Nestes municípios, só poderão votar os eleitores que já realizaram o recadastramento da biometria. Os eleitores de Alagoas, do Amapá, do Distrito Federal e de Sergipe votarão com biometria em todo o Estado.
O TSE realizou a revisão biométrica em 15 capitais. São elas Rio Branco (AC), Maceió (AL), Macapá (AP), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Palmas (TO).
Número de eleitores
Nesta terça, o TSE também divulgou dados do eleitorado brasileiro. Conforme havia antecipado levantamento do UOL, o número de eleitores no país cresceu cerca de 5% desde as últimas eleições para presidente, em 2010.
Veja também
- Gilmar diz que suspeita de fraude em eleição de 2014 é lenda urbana
- Facebook diz 'esperar tomar medidas' contra perfis falsos no Brasil antes das eleições de 2018
- Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil
- 'Puxadores' de voto rendem R$ 390 milhões a seus partidos