Neilton Mulim (PR) reverte resultado do 1º turno e é eleito prefeito de São Gonçalo (RJ)

Do UOL, em São Paulo

  • Fabiano Rocha/O Globo

    Surpresa, Neilton Mulim (PR) reverteu o resultado do primeiro turno e venceu as eleições em São Gonçalo

    Surpresa, Neilton Mulim (PR) reverteu o resultado do primeiro turno e venceu as eleições em São Gonçalo

O deputado federal Neilton Mulim (PR), 50, reverteu o resultado do primeiro turno e venceu as eleições deste domingo (28) em São Gonçalo (a 25 km do Rio de Janeiro), segunda cidade mais populosa do Estado. Ele derrotou o rival Adolfo Konder (PDT), que era favorito, segundo as pesquisas.

No primeiro turno, em 7 de outubro, Mulim havia ficado em segundo lugar, com 25,22% dos votos, enquanto Konder havia obtido 41,65% dos votos -- uma diferença de 16 pontos percentuais.

A ida do deputado federal para o segundo turno foi a maior surpresa na eleição em São Gonçalo. Pesquisas apontavam que Graça Matos (PMDB) seria a rival de Konder na reta final do pleito, mas a deputada estadual ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 24,47% dos votos -- uma diferença bem apertada.

Outra surpresa foi o próprio cenário político de São Gonçalo, bem distinto do de 2008. Siglas que lançaram nomes próprios no último pleito agora saíram com vices --caso do PT, com Miguel Moraes como vice de Konder --, enquanto outras que se limitaram a apoiar sem indicar nomes quatro anos atrás agora encabeçaram chapas, como o PR de Mulim, que saiu vencedor.

O político, que também é professor de matemática, já havia sido eleito em outras ocasiões. Antes de ser eleito para a Câmara dos Deputados pela segunda vez em 2010, ele foi vereador de São Gonçalo por três vezes consecutivas --a primeira delas na eleição municipal de 1996. À época, Mulim já havia mudado uma vez de partido-- ao todo, foram sete mudanças desde 1989.

Eleito com a coligação “Valorizando você”, Mulim teve apoio do PTB, PR, DEM, PSDC e PSDB-- este último partido da sua vice, Mariângela Valviesse.

Perfil do eleito

Nome: Neilton Mulim
Partido: PR
Nascimento: 22/7/1962
Município de nascimento: São Gonçalo (RJ)
Ocupação: Deputado
Vice: Mariângela Valviesse (PSDB)
Coligação: Valorizando você (PTB / PR / DEM / PSDC / PSDB)

Adversário

Aos 38 anos, Adolfo Konder disputou pela primeira uma eleição. O candidato havia recebido apoio da atual prefeita, Aparecida Panisset, também do PDT.

O advogado é um quadro técnico, que trabalhou no governo de Aparecida nos últimos oito anos. Ele foi chefe de gabinete da prefeita, secretário de Desenvolvimento Social e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Sua coligação “Juntos pra mudança não parar” incluía partidos como PRB, PT, PSD e PC do B. Por isso, recebeu apoio de políticos petistas como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Lindbergh Farias, que tem planos de se candidatar ao governo do Rio de Janeiro em 2014.

Desafios

Mulim tem à sua frente o desafio de governar a segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro, com 1 milhão de habitantes. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,78 -- considerado mediano.

Segundo a enquete Avalie sua Cidade, que foi realizada pelo UOL, mas não possui valor de amostragem científica, os principais problemas apontados pelos eleitores de São Gonçalo são a saúde, a corrupção, saneamento básico e transporte público.

São Gonçalo desmembrou-se de Niterói em 1890 e foi elevado à categoria de cidade em 1922. O município tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões, concentrado basicamente no setor de serviços, ocupando o 46º lugar no ranking das economias municipais do país e o quinto lugar no Estado, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ter uma economia parecida com a de Niterói, São Gonçalo apresenta problemas sociais maiores do que os do município vizinho. A incidência de pobreza, por exemplo, é pelo menos três vezes maior do que a de Niterói, segundo o IBGE. (Com Agência Brasil)

UOL Cursos Online

Todos os cursos