Luciano Rezende (PPS) é eleito prefeito de Vitória (ES)

Do UOL, em São Paulo

  • Assembleia Legislativa do Espírito Santo

    Luciano Rezende (PPS) é eleito prefeito de Vitória

    Luciano Rezende (PPS) é eleito prefeito de Vitória

Luciano Rezende, do PPS, será o próximo prefeito de Vitória (ES). O candidato venceu a disputa no segundo turno após ultrapassar seu opositor Luiz Paulo (PSDB). É a primeira vez que o político é eleito a um cargo executivo.

Com a tônica da mudança, o político conseguiu reverter a campanha a seu favor ainda no primeiro turno, quando ficou em primeiro lugar com 39,14% dos votos. Nas pesquisa eleitorais, seu opositor tucano, que é ex-prefeito da capital do Espírito Santo, despontou na frente e até chegou a ter mais de 50% das intenções de votos em meados de setembro.

A escolha de um candidato do PPS rompe com o histórico de longa dicotomia entre PT e PSDB estabelecida na política municipal. Há pelo menos 20 anos prefeitos desses dois partidos alternam-se na administração da capital capixaba.

O atual prefeito, João Coser (PT), não conseguiu eleger sua candidata, a ex-ministra Iriny Lopes terminou a disputa em terceiro com 18,4% dos votos válidos.

Histórico

Perfil do candidato

Nome: Luciano Rezende
Partido: PPS
Nascimento: 22/03/1962
Município de nascimento: Cachoeiro do Itapemirim (ES)
Ocupação: Médico
Vice: Waguinho Ito (PR)
Coligação: Juntos para um Futuro Melhor (PP/PTN/PSC/PR/PPS/PHS/PRP)

Rezende foi vereador de Vitória por quatro legislaturas consecutivas, duas delas enquanto ainda era filiado do PT, entre 1993 e 2001, outras duas já filiado ao PPS, entre 2001 e 2008. Ocupou também os cargos de secretário municipal de Educação (2001-2002) e de Saúde (2003-2004) do município, durante o governo de Luiz Paulo Vellozo Lucas, com quem disputava as eleições municipais.  

Candidatou-se à prefeitura em 2008 e perdeu a eleição para João Coser (PT). Na sequência, foi chamado pelo governador Paulo Hartung (PMDB) para a pasta de Esportes do Estado entre 2009 e 2010.

Luciano Rezende é médico, pós graduado em medicina esportiva. Foi campeão brasileiro e sul-americano de remo. É casado e pai de dois filhos.

Ocupará a vice-prefeitura Waguinho Ito, do PR. O locutor e radialista nasceu em São Paulo, tem o ensino médio completo, é casado e tem dois filhos.

Propostas

Para a segurança pública, principal reclamação dos moradores segundo a ferramenta Avalie sua Cidade, Rezende quer aprimorar o monitoramento das ruas com estudos feitos pela polícia militar a partir dos dados captados pelas câmeras distribuídas pela cidade. Pretende também aumentar o número de guardas municipais e se debruçar no tratamento de dependentes químicos e no combate às drogas.

Em relação ao transporte, o prefeito eleito disse em campanha que criaria corredores exclusivos de ônibus integrados a redes de micro-ônibus e de ciclovias.

No quesito educação, Rezende salientou durante a disputa que teria como meta a erradicação do analfabetismo adulto na capital.

Cidade

O político do PPS deverá gerir uma cidade com 327.801 habitantes, conforme dados do Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, o PIB (Produto Interno Bruto) da capital capixaba foi de R$ 19.783 milhões.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos