Firmino Filho (PSDB) é o novo prefeito de Teresina

Do UOL, em Brasília

  • Efrém Ribeiro/Parceiro/Agência O Globo

    O tucano Firmino Filho venceu a disputa no segundo turno e será o novo prefeito de Teresina

    O tucano Firmino Filho venceu a disputa no segundo turno e será o novo prefeito de Teresina

Firmino Filho (PSDB) derrotou nas urnas o atual prefeito e candidato à reeleição, Elmano Férrer (PTB), e será o novo prefeito de Teresina. O tucano conseguiu transpor a muralha governista formada por uma coligação que reuniu 18 partidos, incluindo o reforço do PT de Wellington Dias, terceiro colocado no primeiro turno, e do PSB de Beto Rego, quarto colocado (embora, pessoalmente, Beto tenha contrariado seu partido e declarado apoio a Firmino).

Com o apoio extra, Elmano esperava angariar os votos dos eleitores que haviam ficado sem candidato no segundo turno, mas a estratégia não vingou. Nem a participação da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral na TV em Teresina pedindo voto para Elmano surtiu efeito. No primeiro turno, Firmino já havia saído na frente, com 38,77% dos votos (162.633 votos), ante 33,14% de Férrer, que obteve 139.016 votos.
 

Carreira

 
Economista e professor universitário, Firmino, 49, foi eleito prefeito de Teresina por duas vezes: em 1996 e em 2000. Em 2008, foi eleito vereador de Teresina, mas não chegou a assumir o mandato, pois foi nomeado presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Em 2010, foi eleito deputado estadual, cargo que exerce hoje. Também é o atual presidente do Diretório Regional do PSDB no Piauí.
 
A campanha do tucano teve o apoio de lideranças nacionais do seu partido, como os senadores Álvaro Dias (PR) e Aécio Neves (MG), que participaram de comícios na cidade. Firmino concorria pela coligação “Construindo Novos caminhos”, formada por PSC, PPS, DEM, PSDC, PSDB, PSD e PTdoB. O vice-prefeito da sua chapa é Ronney Lustosa, do PSD.

 

Perfil do eleito

Nome: Firmino da Silveira Soares Filho
Partido: PSDB
Nascimento: 16/12/1963
Município de nascimento: Teresina (PI)
Ocupação: deputado estadual
Vice: Ronney Lustosa (PSD)
Coligação: Construindo Novos Caminhos (PSC / PPS / DEM / PSDC / PSDB / PSD / PT do B)

Até dois anos atrás, os dois candidatos que se enfrentaram nas urnas hoje eram aliados. O petebista Elmano foi vice-prefeito de Silvio Mendes (PSDB), eleito em 2004. A dupla acabou reeleita nas eleições seguintes, em 2008, e Elmano assumiu o cargo de prefeito em março de 2010, quando o titular renunciou para disputar o governo do Estado.
 
Na época, Elmano apoiou outro candidato e houve a ruptura entre eles. Durante a atual campanha eleitoral, Mendes foi à TV acusar Elmano de se apropriar de projetos do PSDB e chegou a falar em “ingratidão”.
 
A derrota na Prefeitura de Teresina pode ter algum impacto nos planos do PTB para as próximas eleições majoritárias, já que Elmano era um dos cotados para ser candidato ao governo do Estado em 2014.
 

Pesquisa proibida

Firmino chegou a conseguir na Justiça a suspensão da divulgação da pesquisa de intenção sobre o segundo turno realizada pelo Ibope, após o instituto prever erroneamente Elmano como vencedor no primeiro turno com 39% e Firmino com 31%. O tucano acusou o Ibope de usar os dados para tentar prejudicar sua candidatura.
 
Após decisão da Justiça Eleitoral do Piauí, no entanto, o Ibope obteve autorização para fazer a divulgação na segunda-feira (22). O candidato do PSDB, Firmino Filho, aparecia na liderança, com 52%, enquanto Férrer tinha 40% das intenções de voto.
 

Indicadores sociais

 
O novo prefeito irá governar uma cidade com 815 mil habitantes, com o desafio de combater uma taxa de desemprego de 9,78% e analfabetismo que atinge 9,1% da população, o equivalente a mais de 56 mil pessoas.
 
Uma das principais bandeiras da campanha de Firmino é justamente na área da educação. Em seu plano de governo, ele defende a implantação de um programa que prevê dois professores para cada sala de aula nas três séries iniciais do ensino fundamental. Outro desafio será universalizar a matrícula na pré-escola e ampliar a cobertura do ensino em Teresina, que possui 95,6% de crianças e jovens de 4 a 17 anos na escola.
 
O tucano também pretende implantar, de forma gradual, o horário integral, de 7 horas, para todas as escolas e construir mais creches --apenas 4,81% das crianças de Teresina entre 0 e 3 anos estão em creches, segundo o Censo 2010 do IBGE.
 
Na área da saúde, Firmino propõe reformular o Programa de Saúde da Família para criar o Meu PSF, a fim de melhorar as condições de atendimento da rede básica de saúde. Ele também promete focar na gestão dos hospitais para reduzir filas. O investimento per capita em saúde é de R$ 724,52 em Teresina --a média nacional é de R$ 501. O programa de governo também prevê obras viárias e investimentos nas áreas de cultura e lazer.
 
Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, internautas de Teresina apontaram o trânsito, a questão da segurança e o transporte público como os maiores problemas da cidade.
 
O plano de governo prevê o investimento na malha viária, com a construção de pontes, como a ponte ligando a avenida Gil Martins à avenida principal do Dirceu, e viadutos, além de propor a implantação do BRT (Bus Rapid Transport), mesmo sistema de transporte de ônibus que funciona em Curitiba, e da operação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou “bonde moderno”.
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos