Boca de urna em Fortaleza aponta vitória apertada de Roberto Claudio (PSB) contra Elmano de Freitas (PT)

Do UOL, em São Paulo

Pesquisa boca de urna feita pelo Ibope sobre a corrida à Prefeitura de Fortaleza aponta vitória de Roberto Claudio (PSB), com 53% dos votos válidos, contra 47% de Elmano de Freitas (PT). A pesquisa foi realizada neste domingo (28). Foram entrevistados 4.000 eleitores e o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número CE-00186/2012.

No último dia de campanha, neste sábado (27), pesquisas divulgadas já apontavam que a eleição para o novo prefeito da cidade deveria ser decidida por uma diferença apertada.

Enquanto o levantamento do Datafolha mostrava empate entre os candidatos, o do Ibope indica um empate técnico (dentro da margem de erro) entre os dois.

A pesquisa do Datafolha traz Elmano de Freitas e Roberto Claudio rigorosamente empatados, com 50% dos votos válidos cada um. O levantamento foi encomendado pelo jornal "O Povo".

Os votos válidos excluem eleitores que declaram votar em branco ou que vão anular o voto. Exclui também os indecisos.

Pelo total de votos, os dois candidatos têm 42%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Os votos brancos e nulos são 9%, e os indecisos somam 7%.

A pesquisa foi realizada na sexta-feira (26) e no sábado (27). O Datafolha ouviu 1.748 eleitores. O registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) tem o número 00185/2012.

A pesquisa Ibope mostra Roberto Claudio numericamente à frente com 51% dos votos válidos, contra 49% de Elmano.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Pelo total de votos, Roberto Claudio tem 44% e Elmano, 42%. Os votos brancos e nulos são 10%, e os indecisos somam 4%.

A pesquisa, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada na quinta-feira (25) e no sábado (27). O Ibope ouviu 1.001 eleitores. O registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) tem o número 00184/2012.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza

UOL Cursos Online

Todos os cursos