Após superar racha em partido, Paulo Piau (PMDB) leva Prefeitura de Uberaba (MG)

Do UOL, em São Paulo

  • L.Adolfo/Estadão Conteúdo

    Paulo Piau (PMDB) foi eleito prefeito em Uberaba (MG) após ganhar a disputa com Antonio Lerin (PSB)

    Paulo Piau (PMDB) foi eleito prefeito em Uberaba (MG) após ganhar a disputa com Antonio Lerin (PSB)

O candidato Paulo Piau (PMDB) foi eleito prefeito no segundo turno das eleições municipais de Uberaba (475 km de Belo Horizonte), em Minas Gerais. Além de superar o socialista Antonio Lerin (PSB), que aparecia com uma leve vantagem nas pesquisas, Piau assume a prefeitura de Uberaba após divergências internas de seu próprio partido.

O candidato do PMDB substituirá Anderson Adauto (ex-PMDB), que está envolvido no julgamento do mensalão por suspeita de receber propina enquanto era ministro dos Transportes. Esse é o terceiro mandato consecutivo do PMDB na cidade.

Paulo Piau teve a candidatura impugnada pelo TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral), pois seu partido registrou dois afiliados como candidatos a prefeito. Após avaliar a situação, o órgão eleitoral julgou que a escolha de Rodrigo Signorelli, o outro candidato, não era válida e confirmou Piau como representante.

Apesar da confusão para definição de candidato, o PMDB dominou as pesquisas de intenção de voto no primeiro turno. No fim da primeira etapa do pleito, Paulo Piau teve 31,71% (50.049) dos votos válidos contra 20,89% (32.961) de Antonio Lerin.

Perfil do eleito

Nome: Paulo Piau Nogueira
Partido: PMDB
Nascimento: 23/08/1953
Município de nascimento: Patos de Minas (MG)
Ocupação: Deputado
Vice: Almir Silva (PR)

Pesquisas durante a campanha no segundo turno apontavam uma pequena vantagem do socialista Antonio Lerin sobre Paulo Piau. De acordo com o Instituto Veritá, em levantamento feito entre 11 e 14 de outubro, 43,2% dos entrevistados informaram que votariam em Antonio Lerin, enquanto 39,5% disseram que preferiam Piau. Como a margem de erro da pesquisa era de 3,45 pontos percentuais para mais ou menos, o instituto considerou empate técnico entre os candidatos.

O cenário incerto previsto pela pesquisa acabou confirmado e a população de Uberaba elegeu Paulo Piau. Sua coligação, “Uberaba merece mais”, elegeu cinco vereadores, no total de 14.

Temendo desgastes com aliados, a presidente Dilma Rousseff não se envolveu na campanha. Michel Temer, vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, visitou a cidade para apoiar Paulo Piau.

UOL Cursos Online

Todos os cursos