Candidatos abusam de padrinhos e apelam por voto de indecisos no último programa de TV em Fortaleza

Carlos Madeiro

Do UOL, em Fortaleza

Os dois candidatos a prefeito de Fortaleza apostaram nos padrinhos políticos e apelaram pelo voto dos indecisos no último programa do guia eleitoral na TV, na noite desta sexta-feira (26).

Com as pesquisas apontando um empate técnico entre os dois, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) usaram exaustivamente as palavras de nomes que apoiam as candidaturas, assim como usaram imagem de artistas e apelaram para a emoção.

No programa do candidato do PSB, o governador Cid Gomes (PSB), o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e o deputado federal Romário (PSB) pediram votos para Roberto Claudio. No lado petista, o programa teve grande espaço dedicado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também contou com a participação da ex-senador e ex-ministra Marina Silva (PV).

Família e agradecimento

Roberto Claudio iniciou o guia fazendo um resumo da campanha, citando que visitou “bairro por bairro, conversando com as pessoas” e agradeceu “às famílias que receberam”. Ele também apresentou as propostas, como a construção de creches, túneis e 11 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além da implantação bilhete único, sem aumento de passagem.

O socialista também usou o tempo para reforçar que recebeu o apoio, no segundo turno, de cinco coligações derrotadas no primeiro turno. “Elas se uniram a nós porque estamos caminhando juntos para renovar Fortaleza”, destacou, voltando a se colocar como o candidato da oposição.

O governador Cid Gomes (PSB) reforçou o pedido de voto e citou que, com Roberto Claudio na prefeitura, haverá uma “parceira com governo federal e estadual, para realizar o que Fortaleza precisa.”

Já Ciro Gomes ressaltou as pesquisas apontam para uma disputa acirrada, que será definida “voto a voto”. “Reúna família, amigos, indecisos e peça para votar e mudar Fortaleza”, pediu.

Ao fim, Roberto Claudio se apresentou ao lado de mulher e filhas para pedir o voto dos eleitores indecisos. “Converse com sua família para o apoio de cada um nessa reta final. Você acha que Fortaleza deve continuar nas mãos de quem esteve nos últimos oito anos?”, questionou.

Lula e Marina

Já o último do programa do petista Elmano de Freitas começou com um coral de artistas locais cantando que o Brasil começou a mudar há 10 anos, quando o ex-presidente Lula foi eleito para o primeiro mandato.

O programa apresentou vários trechos do discurso de Lula no comício da última terça-feira (24), em Fortaleza, “Nós não queremos briga, ofensas.

Queremos ganhar as as eleições para que Fortaleza continue andando para frente. A gente não pode nunca achar que ganhou antes de abrir as urnas. A gente precisa trabalhar até a última hora”, disse o ex-presidente em um dos trechos utilizados.

Quem também apareceu no guia eleitoral foi a ex-senadora Marina Silva, dizendo que passou a apoiar o petista no segundo e pediu para os fortalezenses votem em Elmano.

Ainda no programa, Elmano se apresentou como o candidato que pretende dar continuidade às obras e políticas públicas implantadas nos últimos nos oito anos, apresentando a capital cearense como “a capital do emprego", e "a cidade que mais atrai turistas” no Nordeste.

“Eu represento um projeto que vem mudando o país e Fortaleza, fazendo o que nenhum governo nunca fez antes, cuidando das pessoas, como Lula nos ensinou. Eu sou um homem do povo, conheço a realidade das pessoas, conheço a cidade. Só com respeito e diálogo conseguiremos seguir em frente”, destacou.

Por fim, o petista também pediu o voto no domingo (28) de quem ainda não se decidiu. “Quero falar com você, que está indeciso. Eu represento um grupo politico que mudou a vida das pessoas para melhor. Fortaleza está se tornando líder e referência no Nordeste. E o seu voto pode ser decisivo”, pediu.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza

UOL Cursos Online

Todos os cursos