Debate em Cuiabá é marcado por clima pesado e "briga familiar" entre Mauro Mendes e Lúdio Cabral

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

O debate entre os candidatos a prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT), realizado pela TV Record nesta segunda-feira (22), ficou marcado pelo clima pesado antes mesmo de seu início.

Logo na entrada do evento, militantes dos dois candidatos se enfrentaram e foi necessária intervenção da Polícia Militar para evitar maiores confusões.

A tensão acabou se refletindo no estúdio, e o debate ficou marcado por troca de acusações pessoais: no início do segundo bloco, o candidato petista disse no ar que Mendes havia desrespeitado sua mulher, Ana Regina, no primeiro intervalo do encontro.

Mendes se defendeu, e disse que apenas havia dito para a mulher de seu adversário que sua esposa, Virgínia Mendes, era “mais bonita” que a companheira do petista.

A partir deste momento, as propostas sobre educação, saúde e infraestrutura, que deveria ser discutidas no bloco, ficaram em segundo plano e o debte tornou-se uma discussão sobre “problemas familiares".

Bloco final é marcado por troca de ataques entre Ludio e Mendes

Após o início em tom ameno no primeiro bloco, em que os candidatos responderam às perguntas feitas por três jornalistas sorteados, a "briga familiar" do segundo bloco esquentou de uma vez o encontro.

Na terceira etapa, os candidatos partiram para o enfrentamento e trocaram farpas sem parar.

Lúdio, empregando tom de voz elevado, lembrou o "despreparo" de Mendes, que teria errado a quantidade de repasses para a educação na capital de Mato Grosso durante debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, no início da campanha no segundo turno. Mendes rebateu o adversário e disse que corrigiu o equívoco ainda durante o encontro.

Depois, Mendes usou de ironia para provocar o adversário. Afirmou que, enquanto muitas pessoas penam para receber atendimento digno no Pronto-Socorro de Cuiabá, o governo de Mato Grosso repassou, no início do segundo semestre, R$ 35 milhões para a Assembleia Legislativa.

Lúdio devolveu a provocação a Mendes, ao afirmar que que o candidato do PSB deveria fazer esta pergunta ao senador Blairo Maggi (PR), que é um dos apoiadores do candidato do PSB. Maggi, segundo Lúdio, também fez suplementação orçamentária para a Assembleia Legislativa quando comandava o governo do Estado.

Depois, o candidato petista passou para estratégia de “colar” o ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) a Mauro Mendes. Santos foi eleito por dois mandatos (2005-2008/2009-2010) e renunciou à Prefeitura de Cuiabá para disputar o governo. Ludio acusou Santos de deixar vários problemas para seu vice Chico Galindo resolver, citando entre eles o "caos na saúde".

O tucano ficou em terceiro lugar, atrás de Silval Barbosa (atual governador) e do próprio Mendes.

Mendes minimiza "briga familiar" e Lúdio fala em "desrespeito"

Na saída do estúdio, depois de encerrado o debate, Mendes tratou de minimizar o atrito entre ele e o petista. Disse que a suposta ironia em relação à mulher de Lúdio não existiu e que tudo não passou de "nervosismo" do adversário.

Após o fim do debate, o petista afirmou que o adversário "extrapolou o comportamento". “Ele desrespeitou minha esposa”, afirmou. Lúdio disse que não vai usar o entrevero com Mendes durante o debate na campanha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos