União entre PT e PSDB falha, e candidato do PMDB vence em cidade com pior gestão fiscal do país

Do UOL, em Maceió

Na cidade piauiense de Ilha Grande (a 340 km de Teresina), a união entre PT e PSDB contra os “forasteiros” não deu resultado. Mesmo unidos, a chapa com os dois principais partidos do país foi derrotada por Herbert Silva (PMDB), que foi eleito com 2.253 votos (39,5% do total válido). Em segundo lugar ficou o candidato Dr. Hélio (PSD), com 1.786 votos (31,3% do total válido).

A dupla petista-tucana, com os candidatos Magno Brito (PT) e Professor Ismael (PSDB) --como vice-- ficaram apenas na terceira colocação, com 1.639 votos (28,7% do total válido). Os dois eram apoiados pela atual prefeita, Joana D’Arc (PSDB).

A prefeita também enfrentou grande resistência do eleitorado, que sempre criticou a falta de estrutura da cidade.

O UOL visitou Ilha Grande dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens multimídia que percorreu municípios em todos os Estados da federação durante a campanha eleitoral.

Em março de 2012, o município, com 9.000 habitantes, foi considerada a pior em gestão fiscal do país, segundo o índice Firjan (Federação da Indústria do Rio de Janeiro). Isso quer dizer que, segundo o levantamento, a cidade arrecada pouco e ainda gasta mal o que tem.

Segundo a prefeita, os problemas da cidade ocorrem não só pela falta de recursos, mas pela “herança”, como a folha de pagamento que compromete quase 75% da receita municipal.

“Já encontramos o município nessa situação, sem contar as isenções fiscais que foram dadas, que deixaram o município sem receita alguma. Por isso esse resultado de pior gestão fiscal do Brasil. Mas já fomos à Câmara [de Vereadores], mostramos a situação e derrubamos essa medida [das isenções]. Hoje o município arrecada pouco, mas arrecada. A gente conseguiu sanar essas dificuldades. Vou deixar um município governável e adimplente”, afirmou a prefeita durante a visita do UOL.

Na cidade, não há creche, hospital, agências bancárias ou dos Correios. Todos os serviços são encontrados apenas na vizinha Parnaíba, a 9 km da cidade, de quem os ilhagrandenses se emanciparam em 1994.

UOL pelo Brasil: Cidade do Piauí tem PT e PSDB unidos

UOL Cursos Online

Todos os cursos