Após troca-troca de prefeitos, Mariana (MG) elege antigo mandatário

Marcela Rahal

Do UOL, em São Paulo

Com 54% dos votos, o ex-prefeito Celso Cota (PSDB) foi eleito prefeito da cidade histórica de Mariana (a 114 km de Belo Horizonte), em Minas Gerais, tombada como patrimônio nacional.

Cota foi escolhido nessa eleição após a cidade ter tido cinco prefeitos desde 2009, envolvendo oito trocas. O entra e sai aconteceu por acusações de irregularidades como compra de votos, ilegalidades na prestação de contas de campanha e desvio de recursos públicos.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL Pelo Brasil --que percorreu municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral deste ano.

Em segundo lugar --com 29% dos votos-- ficou o atual prefeito Roberto Rodrigues (PTB) que fez a campanha mais cara da cidade: R$ 8 milhões, segundo a estimativa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Rodrigues chegou a ser afastado da prefeitura após assumir o cargo como vice na chapa da segunda colocada, mas depois voltou à prefeitura.

A instabilidade política de Mariana provocou a paralisação de obras, projetos e captação de recursos para a conservação do centro histórico da cidade fundada em 1696, conforme mostrou a reportagem "Patrimônio histórico em Minas Gerais fica abandonado com troca-troca de prefeitos".

UOL Cursos Online

Todos os cursos