Luiz Marinho (PT) é reeleito no primeiro turno em São Bernardo do Campo (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O prefeito reeleito Luiz Marinho (PT) durante ato de campanha pela reeleição no final de setembro

    O prefeito reeleito Luiz Marinho (PT) durante ato de campanha pela reeleição no final de setembro

Luiz Marinho (PT) foi reeleito prefeito de São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo) no primeiro turno da eleição.

Marinho é afilhado político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é morador e eleitor de São Bernardo e participou da campanha pela reeleição.

Apesar do favoritismo de Marinho, que sempre liderou as pesquisas de intenção de voto, a campanha foi marcada por acusações entre o prefeito e o candidato Alex Manente (PPS), seu principal rival.

Uma das acusações feitas a Marinho foi a de que ele deixaria o cargo para se candidatar ao governo do Estado de São Paulo em 2014, o que foi negado pelo petista.

Manente ainda afirmou que Marinho estaria usando dinheiro da prefeitura para financiar sua campanha, o que também foi rebatido pelo petista.

Perfil do eleito

Nome: Luiz Marinho
Partido: PT
Nascimento: 20/5/1959
Município de nascimento: Cosmorama (SP)
Ocupação: Prefeito
Vice: Frank Aguiar (PTB)
Coligação: São Bernardo Não Pode Parar (PT / PRB / PP / PDT / PT do B / PTB / PMDB / PSL / PR / DEM / PSDC / PTC / PSB / PV / PPL / PC do B / PSD)

Marinho, por sua vez, chegou a acusar Manente de preconceito alegando que o candidato do PPS teria dito que a cidade corria o risco de ser governada por um nordestino, o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB), após uma eventual saída de Marinho da prefeitura em 2014.

Manente nega que tenha feito tal afirmação.

Além da promessa de se manter no cargo, Marinho prometeu regularizar 15 mil moradias e urbanizar comunidades em áreas de risco. 

A coligação de Marinho, São Bernardo Não Pode Parar, tem 17 partidos (PT, PRB, PP, PDT, PT do B, PTB, PMDB, PSL, PR, DEM, PSDC, PTC, PSB, PV, PPL, PC do B, e PSD).

Também disputaram a Prefeitura de São Bernardo os candidatos Aldo Santos (PSOL), Ademir Silvestre (PSC) e Lígia Gomes (PSTU).

UOL Cursos Online

Todos os cursos