Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB) disputarão o segundo turno em Mauá (SP)
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação
Os deputados Donisete Braga (PT) e Vanessa Damo (PMDB) disputarão o segundo turno em Mauá
Os candidatos à Prefeitura de Mauá (Grande São Paulo) Donisete Pereira Braga (PT) e Vanessa Damo Orosco (PMDB) vão disputar o segundo turno.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, Vanessa tem 30 anos e está no seu segundo mandato como deputada estadual. Foi eleita vereadora aos 21 anos.
Durante a campanha, a peemedebista contou com o apoio do presidente do Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB).
Entre as propostas da candidata estão asfaltar 100% das ruas de Mauá, investir em microrreservatórios para evitar falta d'água e construir uma passagem que ligue o Jardim Camila ao polo industrial do Sertãozinho.
Donisete Braga, 34, está em seu quarto mandato como deputado estadual e também já foi vereador em Mauá.
Perfil do candidato
Nome: Vanessa Damo
Partido: PMDB
Nascimento: 16/7/1981
Município de nascimento: Mauá (SP)
Ocupação: Deputada
Vice: Dr. Pierro (PDT)
Coligação:Mudança Pra Valer (PRB / PP / PDT / PMDB / PSL / DEM)
O petista contou com o apoio de Luiza Erundina, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Educação) e Miriam Belchior (Planejamento), que foram a Mauá durante a campanha do petista.
Entre suas propostas estão a construção de cinco CEUs (Centros Educacionais Unificados), o Bilhete Único para ônibus e trem e a estadualização do Hospital de Clínicas Radamés Nardini.
Os dois candidatos aparecem com o mesmo índice de rejeição nas últimas pesquisas do Ibope --25%. Durante a campanha, Vanessa foi a candidata mais atacada pelos adversários.
Também disputaram a Prefeitura de Mauá Edimar da Reciclagem (PSDB), José Silva (PSOL), Diniz Lopes (PR), Irmão Ozelito (PTB), Atila Jacomussi (PPS) --padrinho de casamente de Vanessa-- e Paulo Bio (PV).
O candidato do PR disputa a eleição sub judice, ou seja, aguardando uma decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que ainda não julgou o recurso contra decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que indeferiu sua candidatura em setembro.
Perfil do candidato
Nome: Donisete Braga
Partido: PT
Nascimento: 3/5/1967
Município de nascimento: Flora Rica (SP)
Ocupação: Deputado
Vice: Helcio Silva (PT)
Coligação: Sim! Somos Mauá (PT / PTC / PSB / PPL / PC do B)
O político foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pela reprovação das contas da Câmara de Mauá entre 2003 e 2006, quando presidiu o Legislativo. Na época, concedeu 13º salário e auxílio-moradia aos vereadores, e pagou hora extra aos funcionários comissionados da Casa.
Os votos em Diniz serão anulados e sua votação só será contabilizada caso consiga reverter o quadro no TSE.
O indeferimento do registro da candidatura de Diniz fez o candidato despencar nas pesquisas de intenções de voto.