Aécio vota em colégio onde Dilma estudou e evita 2014: "mineiro não coloca carro na frente dos bois"

Guilherme Balza

Do UOL, em Belo Horizonte

O senador Aécio Neves (PSDB) evitou falar sobre a disputa presidencial de 2014 em entrevista concedida após ele votar na manhã deste domingo (7) no colégio estadual Governador Milton Campos, local onde a presidente Dilma Rousseff estudou e iniciou sua militância no movimento estudantil.

O tucano foi ao colégio com o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), afiliado político do senador, que vota na mesma seção eleitoral do padrinho.

Ao ser questionado por jornalistas sobre a sucessão presidencial, Aécio acionou sua ‘mineirice’. “Nós todos somos mineiros, praticamente. E digo sempre: mineiro não coloca o carro na frente dos bois. Estamos em 2012”, disse o ex-governador mineiro.

Nos últimos dias, Aécio e Dilma trocaram críticas efusivas ao participarem de eventos de campanha de Lacerda e Patrus Ananias, concorrente petista na capital mineira.

Quando soube que Dilma participaria de um comício de Patrus, realizado na última quarta-feira (3), Aécio afirmou que a presidente não é mineira, e sim gaúcha, e que não deveria se envolver com a disputa em Belo Horizonte.

No comício, Dilma respondeu ao senador, dizendo que saiu de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul porque fugia da perseguição da ditadura militar e não para ir à praia. Quando não está em Brasília, Aécio costuma passar boa parte do tempo no Rio de Janeiro, onde também tem residência.

Sem citar o tucano, a petista afirmou ainda que as críticas recebidas eram mesquinhas e que ninguém pode se considerar dono de Minas Gerais. Aécio replicou dois dias depois, dizendo que Dilma estava ficando agressiva como Lula e precisava de um descanso.

Na entrevista após o voto, Aécio se mostrou otimista quanto ao desempenho dos tucanos neste pleito. “Teremos uma grande vitória em muitos Estados, o PSDB e seus aliados, como o PSB. A avaliação do nosso partido é muito positiva. Estamos disputando com chances em muitas capitais, especialmente no nordeste, onde o PSDB não tem tradição de disputar com chances de vitória”, disse.

O governador Antonio Anastasia (PSDB), que acompanhou Aécio, afirmou que a sigla deve vencer em mais de 80% dos municípios mineiros.
 

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos