Haddad diz que oposição foi "irresponsável" ao acusar Lula de envolvimento com o mensalão

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse, no segundo bloco do debate da "TV Gazeta" nesta segunda-feira (24), que a oposição foi "irresponsável" ao ligar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao mensalão --suposto esquema de compra de apoio de parlamentares no Congresso Nacional, no primeiro governo do petista (2003-2006). O processo é julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Há duas semanas, a revista "Veja" trouxe reportagem em que afirmava o publicitário Marcos Valério teria dito a interlocutores que Lula seria o chefe do esquema.

A candidata do PPS, Soninha Francine, perguntou a Haddad se ele considerava que uma nota emitida pelo PT --com ataques à oposição que pediu uma investigação sobre a denúncia da revista-- era correta.

"O procedimento da oposição é irresponsável. Basear uma denúncia em uma reportagem de uma revista semanal, que foi desautorizada pela fonte", afirmou.

Haddad afirmou ainda que Soninha integrou o governo "Serra/Kassab, que também teve casos de corrupção". Soninha foi ocupou o cargo de subprefeita.

Primeiro bloco

O primeiro bloco do debate desta segunda-feira (24) registrou uma dobradinha involuntária entre os candidatos Gabriel Chalita (PMDB) e Fernando Haddad (PT) --que atacaram o tucano José Serra.

Haddad perguntou a Chalita sobre o transporte público --na pergunta ele disse que o setor tem uma "avaliação ruim", "ao contrário do que disse Serra" --o tucano havia respondido antes uma pergunta feita por Paulinho da Força (PDT) sobre o tema.

Na resposta, Chalita atacou a administração "Serra/Kassab" e disse que os recursos no setor são insuficientes. Haddad, em sua tréplica, afirmou que as obras feitas no metrô são insuficientes.

PMDB e PT são aliados no governo federal. Antes do processo eleitoral, Chalita e Haddad trocaram elogios. Haddad e Serra brigam pelo segundo lugar nas pesquisas.

Celso Russomanno --até agora líder nas sondagens-- sofreu um ataque de Carlos Giannazi (PSOL), em pergunta endereçada a Haddad.

Giannazi questionou o motivo dos ataques a Russomanno, "[cujo partido] é da base do governo federal" --nos últimos dias o petista aumentou o tom contra o candidato do PRB.

"O Russomanno é um subproduto da política", disse Giannazi, que, segundo ele, foi criado pelo PT, "que prioriza o consumo". "O PT reduziu a cidadania ao consumo."

Haddad respondeu que não fez ataques a Russomanno, mas questiona sua "falta de plano de governo". Disse ainda que sua "boa educação" o permite discordar da forma como Giannazi "faz política" sem atacá-lo.

Giannazi respondeu: "Você é mal agradecido com ele", disse ao lembrar que o partido de Russomanno vota junto com o governo na Câmara dos Deputados.

Leia mais sobre as eleições em São Paulo clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos