Ibope: Ducci e Ratinho Jr. estão tecnicamente empatados em Curitiba

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

O prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Curitiba, aponta nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (14) à noite pelo telejornal ParanáTV, da RPCTV.

Ducci aparece com 31% das intenções de voto, ante 30% de Ratinho. Gustavo Fruet (PDT) tem 16%, e Rafael Greca (PMDB), 8%. Bruno Meirinho (PSOL) e Alzimara Bacellar (PPL) foram citados por 1% dos entrevistados cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Cinco por cento dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, e 8% não souberam responder à pesquisa.

O Ibope entrevistou 805 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro. Com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos, a pesquisa contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A foi registrada em 9 de setembro no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) sob o número PR-00162/2012.

Ducci sobe 8 pontos; Ratinho cresce na margem de erro

Com relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado em 24 de agosto, Ducci foi quem mais subiu, oito pontos percentuais –antes, era citado por 23%. Ratinho oscilou três pontos percentuais, exatamente dentro margem de erro –tinha 27% na última pesquisa Ibope.

Gustavo Fruet manteve a tendência de queda apontada pelo Datafolha, e perdeu cinco pontos percentuais –aparecia com 21% em 24 de agosto. Greca ganhou dois pontos, dentro da margem de erro – foi de 6% a 8%.

À época, o Ibope ouviu 602 eleitores entre 21 e 23 de agosto, período que coincidiu com o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral com o número PR-00066/2012.

Segundo turno: novo empate técnico

Ducci e Ratinho também empatam tecnicamente na simulação de segundo turno feita pelo Ibope. O candidato do PSC é citado por 41% dos entrevistados, ante 38% do prefeito.

Os dois venceriam, neste momento, um hipotético embate contra Fruet – Luciano Ducci com 43% e Ratinho Jr. com 42% das intenções de voto. Nas duas simulações, o pededista foi o preferido de 31% dos entrevistados.

Ducci vê “crescimento”, Fruet critica Ibope

“A pesquisa mostra nossa tendência de crescimento. Agora, estaremos mais presentes em todos os bairros, vamos conversar com ainda mais pessoas, para mostrar o trabalho que já fizemos e o que vamos fazer nos próximos quatro anos”, disse Luciano Ducci, em nota enviada por sua assessoria.

Em queda nas pesquisas, Gustavo Fruet criticou o Ibope, também via material distribuído pela assessoria.

“Ibope 02/10/2010 (véspera da eleição): 51% Gleisi (Hoffmann), 47% (Roberto) Requião e 27% Gustavo. Resultado oficial: 29,5% Gleisi, 24,8% Requião e 23,1 % Gustavo”, diz, fazendo referência à eleição para o Senado que disputou, em 2010.

A reportagem também procurou Ratinho Jr., mas sua assessoria não enviou comentários ao resultado do Ibope até o fechamento deste texto.

Datafolha também tem empate, mas com Ratinho na frente

Divulgada nesta quinta-feira (13), pesquisa Datafolha mostrou Ratinho Jr. com 32% das intenções de voto, após crescer cinco pontos em relação a levantamento anterior do instituto. Luciano Ducci, candidato à reeleição, oscilou um ponto para baixo e está com 26%.

Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos, os dois estão tecnicamente empatados. Gustavo Fruet caiu de 20% para 16% e aparece na terceira posição. Rafael Greca vem na sequência, com 7% das intenções de voto.

Pesquisas são questionadas na Justiça

Como já aconteceu outras vezes nesta campanha, em Curitiba, a divulgação dos números do Ibope esteve ameaçada por um pedido de Rafael Greca, que questionou não ter sido incluído nas simulações de segundo turno. O pedido, porém, foi indeferido pela Justiça Eleitoral.

Na última terça-feira (11), o Datafolha foi impedido de divulgar os números de uma pesquisa por conta de liminar obtida pela coligação “Curitiba quer mais”, de Gustavo Fruet. A campanha do pedetista questionou a origem dos dados relativos ao grau de instrução e ao nível econômico dos entrevistados.

A liminar foi cassada nesta quinta-feira à tarde.

A coligação “Curitiba sempre na frente”, de Luciano Ducci, também foi a Justiça e conseguiu frear a divulgação dos números de pesquisas dos institutos Vox Populi e Datacenso, em agosto. Nos dois casos, questionou-se a falta da composição do plano amostral da pesquisa.

Leia mais sobre as eleições em Curitiba clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos