Candidato do PT diz que partido aprendeu "como fazer" mensalão com PSDB, em debate em Fortaleza

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, afirmou durante debate Folha/Rede TV exibido na noite desta quarta-feira (12), que foi com o PSDB que o PT aprendeu “como se faria” o mensalão.

O petista deu a declaração ao ser provocado sobre o tema por pergunta do candidato tucano, Marcos Cals, em sétimo na última pesquisa Datafolha, desta quarta-feira, com 3%, que disse a Elmano --em terceiro no Datafolha, com 16%-- que o PT "está envolvido até o talo com o mensalão”.

O tucano afirmou ainda que ao invés de brigarem para ver quem pode exibir no horário eleitoral gratuito imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, deveriam também colocar "os cardeais do PT, como o José Dirceu" --apontado no processo do mensalão como líder do esquema criminoso, que trocaria dinheiro por apoio de parlamentares na Câmara dos Deputados.

Na réplica, o petista questionou porque a propaganda política do tucano, além de exibir depoimentos do senador Aécio Neves (PSDB-MG), também não exibia o deputado federal mineiro Eduardo Azeredo (PSDB).

Assim como o mensalão do PT, no STF (Supremo Tribunal Federal) tramita um processo contra Azeredo por financiamento ilegal de campanha num caso que ficou conhecido como “mensalão do PSDB” ou “valerioduto mineiro”, em referência ao marqueteiro Marcos Valério, pivô dos dois escândalos.

Obras da Copa

Já o candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio, criticou a administração, comandada pelo PT, por causa atraso de obras da Copa.

Ao responder a pergunta do candidato Professor Valdeci (PRTB) sobre o atraso nas desapropriações necessárias para as obras, Cláudio afirmou que a prefeitura possui quatro obras sobre sua responsabilidade e que todas estariam atrasadas.

“Nossa cidade não pode mais viver de prazos não cumpridos”, disse o candidato do PSB.

Freitas teve seu pedido de direito de resposta negado pela organização do debate.

Recentemente, PT e PSB, que comanda o governo do Estado, travaram uma discussão pública sobre de quem seria a responsabilidade pelo atraso em desapropriações de obras da Copa 2014 na capital cearense.

PT e PSB eram aliados em Fortaleza. Mas o lançamento da candidatura de Elmano, apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT), levou o PSB a romper a aliança e lançar a candidatura própria de Roberto Claúdio.

O fim da aliança foi afiançado pelo governador Cid Gomes (PSB), principal liderança socialista no Estado.

Leia mais sobre as eleições em Fortaleza clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos