Na TV, Ducci admite problemas na saúde de Curitiba; Ratinho propõe reabrir hospital privado

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba,

Os problemas na rede de saúde pública de Curitiba dominaram os programas dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas no horário eleitoral gratuito desta sexta-feira (31) em Curitiba. O prefeito Luciano Ducci (PSB) admitiu que “nem tudo anda como a gente gostaria”.

DUCCI ADMITE FALHAS NA SAÚDE; RATINHO JR. QUER REABRIR HOSPITAL

Ratinho Jr. (PSC), seu principal adversário, segundo o Datafolha (ambos têm 27% das intenções de voto) reclamou da “espera absurda” nas filas em postos e falou em reabrir um hospital privado que atendia exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gustavo Fruet (PDT), citado por 20% dos eleitores no Datafolha, apontou “incompetência, falta de preocupação e negligência” na gestão da saúde municipal. E Rafael Greca (PMDB), o preferido de 8% dos eleitores, alfinetou Ducci sobre a paternidade do programa Mãe Curitibana, menina os olhos do prefeito, que é médico e já foi secretário municipal da Saúde.

Levantamento realizado pelo Datafolha em 19 e 20 de julho mostra que, para 37% dos entrevistados, melhorar o atendimento no sistema de saúde pública deve ser prioridade para o próximo prefeito de Curitiba.

Os programas

Ducci optou por mandar novamente ao ar programa já exibido na última segunda-feira (27). Nele, após apresentar uma série de projetos de saúde “adotados como referência em todo o Brasil”, o candidato a reeleição admite que “nem tudo está andando como a gente gostaria que andasse” no sistema municipal de saúde.

Sem propor “soluções milagrosas”, pediu um “voto de confiança para melhorar o que está sendo feito. Me considero o candidato mais capacitado para cuidar dessa área. Vamos investir e trabalhar como nunca”, disse Ducci.

Ratinho Jr. prometeu reduzir a “espera absurda para conseguir uma simples consulta” nos postos de saúde e lançar um programa voltado à saúde dos homens. Também garantiu que irá reabrir o Hospital do Carmo, bairro populoso da região sudeste da capital.

Fechada recentemente pela Vigilância Sanitária, a unidade atendia exclusivamente pelo SUS. “A saída é uma parceria público-privada. Onde a prefeitura vê problema, vou buscar solução”.

Gustavo Fruet (PDT) também optou por re-exibir programa mandado ao ar no início do mês. Nele, o médico Michel Deolindo, do conselho municipal de Saúde, afirma faltarem “gestão, médicos e remédios” na saúde municipal.

Em seguida, o candidato afirmou que “o prefeito não está fazendo o que deve ser feito. E não é falta de dinheiro, mas incompetência, falta de preocupação e negligência.” E prometeu contratar mil profissionais para o setor.

Rafael Greca prometeu ampliar o horário de alguns postos de saúde para desafogar as unidades 24 horas. E, ao falar do programa “Nascer em Curitiba Vale a Vida”, criado por ele, quando prefeito na década de 1990, disse ter se inspirado nos bons resultados da iniciativa para mandar fundir em bronze a estátua “Mãe Curitibana”, obra em barro de 1907, do artista plástico João Zaco Paraná.

Mãe Curitibana é o nome programa de atenção à gestante que é menina dos olhos do governador e ex-prefeito Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci. Mas, para o Greca, trata-se apenas de um novo nome para o seu velho projeto.

De repente, gols

Um problema na geração dos programas eleitorais chamou a atenção de quem resolveu ver o que propõe os candidatos à prefeitura de Curitiba. Quando chegava ao final, o programa de Ratinho Jr. foi interrompido por gols das partidas São Paulo x Botafogo e Flamento x Sport, disputadas nesta quarta-feira (30) pelo Campeonato Brasileiro. Quando a geração dos programas percebeu o erro, o programa de Rafael Greca (PMDB) já ia pela na metade.

O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) atribuiu o erro à geradora. A geração do programa é feita em rodízio pelas emissoras de televisão de Curitiba. Esta semana, a responsabilidade é da Band Curitiba.

Ao jornal “Gazeta do Povo”, a emissora alegou que o equipamento responsável pela geração dos programas “travou”. Prejudicado pelo erro, Rafael Greca iria procurar o TRE-PR para requerer os cerca de 30 segundos tempo que perdeu para os gols da rodada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos