PT mineiro anula escolha de Carvalho em Belo Horizonte e deve indicar Patrus na terça

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

A executiva do Diretório Estadual do PT em Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (2), que manteve o rompimento da aliança pela reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), e que anulou a escolha do atual vice-prefeito, Roberto Carvalho, como candidato do partido.

O indicado do PT para disputar a prefeitura será anunciado nesta terça-feira (3), às 15h, na sede nacional do partido, em São Paulo, pelo presidente nacional da legenda, Rui Falcão.

O nome mais provável é o do ex-prefeito da capital mineira e ex-ministro Patrus Ananias, que será levado pela executiva estadual do partido em Minas Gerais para homologação da direção nacional.

No sábado (30), a convenção municipal do PT não aceitou a negativa do PSB em coligar-se nas eleições proporcionais (de vereadores), rompeu com a aliança e indicou Carvalho.

“Vamos refazer esta decisão. A convenção tinha poder deliberativo para romper com a aliança, já que o PSB não cumpriu seus compromissos com o PT, de coligação também na proporcional. Mas não há legalidade na indicação de um nome como candidato. Isso só poderia ser feito por uma instância maior, o diretório estadual ou o diretório nacional”, afirmou o presidente do Diretório Estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes.

Segundo o parlamentar, a direção estadual da legenda escolhe o nome e a executiva nacional do PT homologa a candidatura. “Caso fosse um município com menos de 200 mil eleitores, a homologação seria feita pela executiva estadual. Mas, no caso, a escolha passa pela direção nacional”, disse.

“Houve uma quebra de confiança. Um acordo assinado foi rasgado. O Márcio [Lacerda] optou por atender aos caprichos do príncipe Aécio [Neves, senador do PSDB por Minas]”, afirmou Lopes.

 “Vamos absolutamente unidos para as eleições. O nome de consenso no partido é o do Patrus”, afirmou o ex-candidato petista a vice-prefeito de Lacerda, deputado federal Miguel Corrêa Júnior.

Segundo Corrêa, as lideranças da sigla iniciaram as conversas com o PT do B, PC do B e PRP, que devem deixar a aliança de Lacerda para se aliarem ao PT. “Vamos ter o maior tempo de televisão em Belo Horizonte”.

Arrependimento de 2008

Para Lopes, com a decisão de Lacerda, houve um rompimento do PSB de Belo Horizonte com a executiva nacional da legenda. “Nossa construção para as eleições de outubro é dentro de um projeto nacional”, afirmou Lopes.

Indagado se estaria arrependido da aliança para eleger Lacerda em 2008, patrocinada por Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, e pelo ex-prefeito petista Fernando Pimentel, Lopes disse que foi um erro.

“Foi um erro a aliança feita em 2008. Uma aliança antagônica. (...) Houve um ajuntamento, nunca houve entrosamento político”, disse.

O deputado afirmou ainda que os cerca de 900 petistas que ocupam cargos na administração de Lacerda, inclusive de primeiro escalão, deixarão seus postos imediatamente.

“Estamos relacionando todo mundo. Além dos filiados, existem simpatizantes do PT na prefeitura”, afirmou.

Leia mais sobre as eleições em Belo Horizonte clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos