PSTU não chega a acordo com o PSOL e PCB, e lança candidatura em Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

Cinco dias após o lançamento da aliança PSOL e PCB para as eleições de outubro em Belo Horizonte, convenção do Diretório Municipal do PSTU nesta quarta-feira (27), que reuniu cerca de 50 pessoas, lançou o nome da professora Vanessa Portugal como candidata a prefeita da legenda.

É a sexta vez que Vanessa é candidata a prefeita da capital mineira pelo PSTU. Nas cinco vezes anteriores, a votação da professora ficou em torno de 1%.

A chapa de candidatos a prefeito, vice e a vereador do PSTU é a mais feminina nas eleições de outubro na capital mineira. De seis nomes, quatro são de mulheres. Além de Vanessa, a candidata a vice-prefeita é a bancária Lívia Furtado. Dos quatro candidatos a vereador da legenda, metade são mulheres: Mariah de Mello e Andréa Ferreira.

“Está havendo uma falsa unidade política nas eleições de Belo Horizonte. Os interesses pessoais prevalecem nos acordos que estão sendo fechados. Tentamos dialogar com esses partidos (PSOL e PCB) mas não houve entendimento”, afirmou Vanessa.

“É necessária, além da luta política permanente, a construção de uma alternativa de poder. Nossa candidatura é pra valer”, afirmou.

A candidata do PSTU explica que, desde o início do ano, a direção do partido procurou dialogar com lideranças do PSOL e do PCB, além do movimento Fora Lacerda, que lançaram candidatos, mas não houve entendimento.

O PSTU vai ter 55 segundos diários de propaganda eleitoral na televisão e rádio. Os gastos na campanha eleitoral deste ano em Belo Horizonte estão estimados em R$ 50 mil. “Não aceitamos doações de empresas. Só de pessoas físicas”, afirmou a candidata.

Movimento Fora Lacerda

Na sexta-feira (22), o PSOL e PSB realizaram convenções e lançaram o nome da professora Maria da Consolação Rocha (PSOL) e de Antônio Almeida Lima (PCB), como candidatos a prefeito e vice em Belo Horizonte.

Os dois partidos também formalizaram aliança na eleição proporcional e indicaram 15 nomes para disputar as 41 vagas a vereador da Câmara Municipal da cidade.

“Nossa candidatura é por uma cidade melhor. Por uma Belo Horizonte que vá além do possível. Por um governo popular, includente, libertário e socialista”, afirmou Maria da Consolação.

O movimento Fora Lacerda, que capitaneou a oposição ao prefeito Márcio Lacerda (PSB), nos últimos quatro anos, também lançou candidato no domingo (24): o ex-presidente da Belotur (estatal de turismo do município) Tadeu Martins. Ele saíra candidato, concorrendo pelo Partido da Pátria Livre (PPL), criado recentemente por militantes do Fora Lacerda.

A Federação das Mulheres de Belo Horizonte, braço feminino do movimento, indicou o nome da candidata a vice do PPL: Marta Alexandre.

“O movimento começou nas redes sociais. Hoje, são cerca de 5 mil pessoas que vão participar da campanha. Nossa luta é para que a Prefeitura de Belo Horizonte volte a ser o que era nas gestões de Patrus Ananias (PT) e Célio de Castro (PSB)”, disse Martins.

UOL Cursos Online

Todos os cursos