PP decide por apoio à candidatura do atual prefeito em Porto Alegre

Do UOL, em Porto Alegre

O PP de Porto Alegre apoiará a pré-candidatura do atual prefeito José Fortunati (PDT), que tenta a reeleição, na disputa pela prefeitura. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, em encontro dos progressistas no plenário Ana Terra, na Câmara de Vereadores da capital gaúcha.

Cento e sete membros do diretório municipal realizaram uma votação secreta durante o evento. Por volta das 21h30, os votos foram computados: o grupo que defendia apoio a Fortunati fez 63, enquanto os apoiadores de uma aliança com Manuela D'Ávila, pré-candidata do PC do B, fizeram 44.

Após o resultado, Fortunati se dirigiu ao local de encontro dos progressistas, onde agradeceu seus apoiadores.

“Trata-se de um partido [o PP] que está desde 2005 na atual administração. Tem participação direta nas nossas políticas públicas, comanda duas secretarias e sua militância está na maior parte das pastas", disse o atual prefeito.

"Pode ter certeza que esse índice de aprovação de 78% do nosso governo [segundo pesquisa Vox Populi] tem muito da participação do PP. Pretendo, através da participação intensa dos progressistas, ter um processo eleitoral vitorioso para continuarmos construindo o futuro de Porto Alegre”, afirmou o candidato pedetista.

Manuela, que no momento da decisão estava palestrando para empresários em um hotel na zona norte da capital, foi avisada por seus assessores sobre a escolha referendada.

“O resultado era previsível, porque o apoio do PP [ao PDT] era algo natural. Por isso, acredito que quem ganhou força nesse processo todo foi a nossa candidatura, que conseguiu deslocar setores importantes do PP”, avaliou a deputada ao fim do encontro.

Apesar de não conseguir consenso entre seus pares, a senadora Ana Amélia Lemos, principal nome na ala a favor de uma união com o PC do B, disse que permanecerá com sua convicção e que fará campanha no palanque de Manuela.

Agora, a frente de apoio à candidatura encabeçada pelo pedetista Fortunati é composta por PMDB, PTB, PPS, PMN, PRP, PRB, PT do B, PRTB e PP. Já a pré-candidata comunista Manuela tem a seu lado PSB, PSD e PSC.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos